7)assinale a alternativa incorreta a respeito da argumentação jurídica no contexto do casamento:
A)A argumentação jurídica é construída no momento em que o jurista escolhe artifícios de persuasão para tentar influenciar decisão jurídica em favor de determinados interesses, maneira racional e utilizando hermenêutica, seja,a interpretação do direito .
B)no direito brasileiro, constituição federal, determina, no artigo 226,que a família, base da sociedade, tem especial proteção do estado. No parágrafo quinto do artigo,determina-se que os direitos e deveres referentes a sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
C)a interpretação literal no artigo 226 da constituição Federal poderá levar o intérprete a concluir que o casamento no Brasil só pode ser realizado entre um homem e uma mulher e a união estável também, do contrário não poderá ser objeto de proteção do estado.
D)um dos princípios fundamentais da República federativa do Brasil é a dignidade da pessoa humana, e no preâmbulo da constituição está dito que a igualdade e a justiça dos valores supremos de uma sociedade fraterna,plurista e sem preconceitos, fundada na harmonia social
E)A partir dos pressupostos constitucionais,é possível construir uma interpretação da lei constitucional no sentido de não reconhecer valida a união estável entre pessoas do mesmo sexo
Ed
há 2 semanas
A alternativa incorreta a respeito da argumentação jurídica no contexto do casamento é a letra E. Isso porque, a partir dos pressupostos constitucionais, especialmente o princípio da dignidade da pessoa humana e a igualdade, a união estável entre pessoas do mesmo sexo é reconhecida e protegida pelo ordenamento jurídico brasileiro. Portanto, a interpretação que não reconhece essa união como válida não está alinhada com os princípios constitucionais.