Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Leia a passagem de texto:

"A riqueza material e a honraria não conduzem à felicidade, ainda mais em detrimento do deleite do Bem Supremo, segundo Boécio, porque é justamente isso que tiraria a paz de espírito, a confusão entre meios e fins. Assim é preferível viver de maneira simples e com paz de espírito [...] do que viver inquieto atrás daquilo, que segundo ele, não pode garantir a verdadeira felicidade".

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre a felicidade como o sumo bem das ações humanas para Severino Boécio, é correto afirmar que:
A) Como cristão, Boécio trava um diálogo com a filosofia em sua obra, mas é na religião e em Deus que ele encontra seu consorte.
B) É a Senhora Filosofia que faz Boécio compreender que a finalidade da ação humana é a felicidade, mas os meios pelos quais têm sido a causa de suas insatisfações.
C) Boécio acredita que a felicidade só é alcançada pelos homens quando todos os confortos da vida material são conseguidos pelos honrarias e riquezas mais diversas.
D) Sua maior preocupação são as opiniões alheias, que lhe causam grande desconforto, especialmente após seu diálogo com a demonstra que o mundo exterior determina nossa existência individual.
E) A felicidade, como fim de todas as ações humanas, é o que causa grande insatisfação entre os homens, visto que através de vida segura e satisfatória.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à passagem de texto e ao pensamento de Boécio sobre a felicidade: A) Como cristão, Boécio trava um diálogo com a filosofia em sua obra, mas é na religião e em Deus que ele encontra seu consorte. - Esta afirmação é verdadeira, pois Boécio realmente dialoga com a filosofia, mas a ênfase na religião e em Deus como consorte não é o foco principal da passagem. B) É a Senhora Filosofia que faz Boécio compreender que a finalidade da ação humana é a felicidade, mas os meios pelos quais têm sido a causa de suas insatisfações. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que a filosofia ajuda Boécio a entender a verdadeira natureza da felicidade e a confusão entre meios e fins. C) Boécio acredita que a felicidade só é alcançada pelos homens quando todos os confortos da vida material são conseguidos pelos honrarias e riquezas mais diversas. - Esta afirmação é incorreta, pois a passagem enfatiza que a riqueza material não leva à verdadeira felicidade. D) Sua maior preocupação são as opiniões alheias, que lhe causam grande desconforto, especialmente após seu diálogo com a demonstra que o mundo exterior determina nossa existência individual. - Esta alternativa não se alinha com a passagem, que não menciona a preocupação com as opiniões alheias. E) A felicidade, como fim de todas as ações humanas, é o que causa grande insatisfação entre os homens, visto que através de vida segura e satisfatória. - Esta afirmação não é precisa, pois Boécio argumenta que a busca pela felicidade não deve se basear em bens materiais. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a passagem e o pensamento de Boécio é: B) É a Senhora Filosofia que faz Boécio compreender que a finalidade da ação humana é a felicidade, mas os meios pelos quais têm sido a causa de suas insatisfações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto:

"Para Tomá s de Aquino, a alma humana é uma forma simples, não se compõe de matéria e forma, mas há nela composição de ato e potência. A alma humana seria o último grau numa hierarquia descendente dessas formas simples. [...] as almas humanas são substâncias espirituais inferiores e possuem o ser ligado ao corpo e, por meio deste, recebem o inteligível".

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre a compreensão da alma em Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A) Tomás de Aquino é considerado um materialista, pois concebe os sentidos e o corpo como ponto máximo de intelecção humana e forma do homem conhecer Deus.
B) Em Tomás de Aquino, a oposição entre alma e corpo ocorre na oposição entre forma e matéria, onde a alma é a forma do corpo material da forma.
C) Toda criatura é imediatamente uma com sua essência, visto que Deus é perfeito, e sendo um ser perfeito toda sua obra será
D) Tomás de Aquino coloca Deus como o sumo ser, acima de todos; e, em sequência, por seu grau de aproximação ao ser divino, animais, as plantas e, na hierarquia mais baixa, os homens.

Através dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto imaterialidade.
E) A base do conhecimento encontra seu pontapé inicial no mundo sensível, contudo transcer dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto chega imaterialidade - ao independente

Mais conteúdos dessa disciplina