Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
"[...] Agostinho insurge com uma concepção consmológico-filosófico-transcendental do universo, que tem como pano de fundo o princípio judaico-cristão da criação ex nihilo, o qual declara que Deus fez tudo 'a partir do nada', ou melhor, 'sem precisar de nada' ou seja, 'sem necessitar de nenhuma matéria pré-existente'".
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre a unidade e a substância divina em Santo Agostinho, assinale a alternativa correta:
A) O Verbo é a forma mais ineficaz de compreensão da substância divina.
B) A partir do Verbo não podemos compreender como Deus confere substância ao ex nihilo.
C) Por analogia, podemos relacionar a forma do homem gerar sua prole ao ato de Deus criar o mundo em Santo Agostinho.
D) A Essência de Deus não permite que ele se manifeste de diferentes formas em diferentes pessoas, mas a mantendo a mesma.
E) Deus pode se manifestar de diferentes formas, em diferentes pessoas, mas a substância é uma só.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à concepção de Santo Agostinho sobre a unidade e a substância divina: A) O Verbo é a forma mais ineficaz de compreensão da substância divina. - Esta afirmação não é correta, pois Agostinho considera o Verbo (Logos) como uma forma essencial para entender a substância divina. B) A partir do Verbo não podemos compreender como Deus confere substância ao ex nihilo. - Essa afirmação é enganosa, pois Agostinho argumenta que o Verbo é fundamental para entender a criação e a substância divina. C) Por analogia, podemos relacionar a forma do homem gerar sua prole ao ato de Deus criar o mundo em Santo Agostinho. - Essa analogia é utilizada por Agostinho, mas não é a mais precisa em relação à sua visão sobre a criação. D) A Essência de Deus não permite que ele se manifeste de diferentes formas em diferentes pessoas, mas a mantendo a mesma. - Essa afirmação é confusa, pois Agostinho fala sobre a unidade de Deus, mas também reconhece a Trindade. E) Deus pode se manifestar de diferentes formas, em diferentes pessoas, mas a substância é uma só. - Esta alternativa reflete a ideia agostiniana de que, embora Deus se manifeste de maneiras diferentes (como Pai, Filho e Espírito Santo), a essência divina permanece única. Após essa análise, a alternativa correta é: E) Deus pode se manifestar de diferentes formas, em diferentes pessoas, mas a substância é uma só.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto:

"Para Tomá s de Aquino, a alma humana é uma forma simples, não se compõe de matéria e forma, mas há nela composição de ato e potência. A alma humana seria o último grau numa hierarquia descendente dessas formas simples. [...] as almas humanas são substâncias espirituais inferiores e possuem o ser ligado ao corpo e, por meio deste, recebem o inteligível".

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre a compreensão da alma em Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A) Tomás de Aquino é considerado um materialista, pois concebe os sentidos e o corpo como ponto máximo de intelecção humana e forma do homem conhecer Deus.
B) Em Tomás de Aquino, a oposição entre alma e corpo ocorre na oposição entre forma e matéria, onde a alma é a forma do corpo material da forma.
C) Toda criatura é imediatamente uma com sua essência, visto que Deus é perfeito, e sendo um ser perfeito toda sua obra será
D) Tomás de Aquino coloca Deus como o sumo ser, acima de todos; e, em sequência, por seu grau de aproximação ao ser divino, animais, as plantas e, na hierarquia mais baixa, os homens.

Através dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto imaterialidade.
E) A base do conhecimento encontra seu pontapé inicial no mundo sensível, contudo transcer dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto chega imaterialidade - ao independente

Mais conteúdos dessa disciplina