Logo Passei Direto
Buscar
“A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens.” (LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. p. 477)
Na década de 1980, após a ditadura militar, a “redemocratização” coloca em destaque o exercício da cidadania. Com isso:
a.O serviço do patrimônio histórico foi relegado ao esquecimento.
b.Os órgãos de defesa do patrimônio deixaram de ter razão de ser.
c.A luta política dos movimentos sociais em prol da defesa de seus direitos incluiu a defesa do “direito à memória” e às suas representações patrimoniais.
d.Foram criados órgãos estaduais e municipais para substituir o órgão nacional.
User badge image
Questões Para o Saber

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas em relação ao contexto da redemocratização na década de 1980 e a importância da memória e do patrimônio histórico nesse período. a) O serviço do patrimônio histórico foi relegado ao esquecimento. - Essa afirmação não é correta, pois a redemocratização trouxe um novo foco na valorização do patrimônio. b) Os órgãos de defesa do patrimônio deixaram de ter razão de ser. - Isso também não é verdade, já que a redemocratização reforçou a importância desses órgãos. c) A luta política dos movimentos sociais em prol da defesa de seus direitos incluiu a defesa do “direito à memória” e às suas representações patrimoniais. - Esta alternativa faz sentido, pois os movimentos sociais realmente passaram a reivindicar a memória e a preservação do patrimônio como parte de seus direitos. d) Foram criados órgãos estaduais e municipais para substituir o órgão nacional. - Embora possam ter sido criados novos órgãos, a afirmação de que substituíram o órgão nacional não é precisa. Diante dessa análise, a alternativa correta é: c) A luta política dos movimentos sociais em prol da defesa de seus direitos incluiu a defesa do “direito à memória” e às suas representações patrimoniais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As políticas de preservação tradicionais dedicaram-se à salvaguarda de bens representativos da história e das memórias nacionais muitas vezes confundidos com a produção artística e cultural das elites. Sobre as políticas de preservação atuais podemos dizer que:
a.Pouco se alteraram em relação às políticas tradicionais.
b.Tem se dedicado à valorização de bens de pouco interesse para as origens da nação, tais como monumentos e obras de excepcionalidade artística.
c.São excludentes e pouco comprometidas com a historicidade e materialidade dos bens culturais.
d.Tem procurado incluir a produção cultural dos diferentes grupos sociais entendendo as práticas de preservação como instrumentos de construção de cidadania.

Mais conteúdos dessa disciplina