Logo Passei Direto
Buscar
“O patrimônio, assim, depende do passado, conta sua história e nos traz até o presente, cuja criatividade nutre”. (Benhamou, Françoise - Economia do patrimônio cultural. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016. p. 11).
Sobre a importância do patrimônio histórico podemos afirmar, inspirados na frase acima, que:
a.Este, na medida em que informa sobre o passado, evita erros no presente.
b.O patrimônio é matéria de reflexão filosófica e, nesse sentido, deve ser preservado.
c.O passado é importante para o patrimônio do presente.
d.O conhecimento sobre o passado oferecido pelo patrimônio nos vincula ao presente e estimula a nossa criatividade.
User badge image
Desafios para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas com base na citação de Françoise Benhamou sobre a importância do patrimônio histórico. a) Este, na medida em que informa sobre o passado, evita erros no presente. - Embora o patrimônio possa ajudar a evitar erros, a frase enfatiza mais a conexão entre passado e presente do que a prevenção de erros. b) O patrimônio é matéria de reflexão filosófica e, nesse sentido, deve ser preservado. - Essa afirmação é válida, mas não aborda diretamente a relação entre passado, presente e criatividade mencionada na citação. c) O passado é importante para o patrimônio do presente. - Essa opção é verdadeira, mas é uma afirmação mais genérica e não captura completamente a ideia de como o patrimônio nutre a criatividade no presente. d) O conhecimento sobre o passado oferecido pelo patrimônio nos vincula ao presente e estimula a nossa criatividade. - Esta alternativa reflete diretamente a ideia da citação, que fala sobre como o patrimônio depende do passado e nutre a criatividade no presente. Portanto, a alternativa correta é: d) O conhecimento sobre o passado oferecido pelo patrimônio nos vincula ao presente e estimula a nossa criatividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As políticas de preservação tradicionais dedicaram-se à salvaguarda de bens representativos da história e das memórias nacionais muitas vezes confundidos com a produção artística e cultural das elites. Sobre as políticas de preservação atuais podemos dizer que:
a.Pouco se alteraram em relação às políticas tradicionais.
b.Tem se dedicado à valorização de bens de pouco interesse para as origens da nação, tais como monumentos e obras de excepcionalidade artística.
c.São excludentes e pouco comprometidas com a historicidade e materialidade dos bens culturais.
d.Tem procurado incluir a produção cultural dos diferentes grupos sociais entendendo as práticas de preservação como instrumentos de construção de cidadania.

Mais conteúdos dessa disciplina