Logo Passei Direto
Buscar
Precisamos pensar que um homem que vive em uma sociedade com o modo de produção capitalista, em uma sociedade letrada, urbana, industrial, escolarizada, fundamentada pelo conhecimento científico tecnológico, necessita conhecer a escrita como os demais. Pois ser analfabeto em sociedade letrada demonstra ao indivíduo a falta de um requisito presente e valorizado em nossa sociedade. Assim sendo, o grupo cultural do analfabeto tem um lugar definido, tendo como característica da sua identidade a negação: a de que não sabe ler e nem escrever, por isso não tem acesso à forma de funcionamento da sociedade. Isso cria um estigma do analfabeto, simbolizado por uma marca.
Escolha a alternativa que representa o estigma do analfabeto:
a. de cousa alguma se não de comer e beber e matar gente” (Pero de Magalhães Gandavo. Tratado da Terra do Brasil, século XVI).
b. O texto II é um exemplo do relativismo cultural.
c. O texto II é um exemplo do etnocentrismo.
d. O texto I apresenta o conceito de etnocentrismo.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada alternativa: a. "de cousa alguma se não de comer e beber e matar gente” (Pero de Magalhães Gandavo. Tratado da Terra do Brasil, século XVI). Essa citação não se relaciona diretamente com o estigma do analfabeto, mas sim com uma visão negativa sobre os nativos, não se aplicando ao contexto do analfabetismo. b. O texto II é um exemplo do relativismo cultural. O relativismo cultural defende que as práticas e crenças de uma cultura devem ser entendidas em seu próprio contexto. O texto não parece se encaixar nessa definição, pois critica a condição do analfabeto em uma sociedade letrada. c. O texto II é um exemplo do etnocentrismo. O etnocentrismo é a crença de que a própria cultura é superior a outras. O texto critica a condição do analfabeto em uma sociedade que valoriza a escrita, o que pode ser visto como uma perspectiva etnocêntrica. d. O texto I apresenta o conceito de etnocentrismo. Não temos informações suficientes sobre o texto I para avaliar essa afirmação, mas se o texto I discute a superioridade de uma cultura em relação a outra, poderia ser considerado etnocêntrico. Com base na análise, a alternativa que melhor representa o estigma do analfabeto, considerando a crítica à sua condição em uma sociedade letrada, é: c) O texto II é um exemplo do etnocentrismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Contrariamente ao romantismo presente em José de Alencar, tivemos a Semana da Arte Moderna, em 1922, com o objetivo de renovação cultural no Brasil, com uma nova maneira de ver a realidade social brasileira; buscando incorporar as culturas indígena e africana, deixando de nos envergonhar de nossa miscigenação. Mostrando que em nossas matas há curupira e não duendes, buscou elementos de nossa cultura para suas criações.
Escolha a alternativa que designa a Semana de Arte em 1922:
a. Movimento Revolucionário.
b. Movimento Modernista.
C. Movimento Político.
d. Movimento Literário.

A cultura brasileira é caracterizada pelo sincretismo. Como podemos perceber esse sincretismo nas religiões do candomblé e da umbanda?
Escolha uma opção:
a. Quando encontramos as vestimentas parecidas com a Igreja Católica.
b. Quando encontramos vínculo dos Orixás, do candomblé e da umbanda, com os santos da Igreja Católica, já que São Jorge é Ogum; Santa Bárbara, Iansã etc.
c. Quando encontramos o ritual igual ao da Igreja Católica.
d. Quando vemos um padre dentro do terreiro dessas religiões.

Identidade é um conceito muito utilizado em Antropologia. Analise as afirmativas quanto ao conceito de identidade:
Escolha a alternativa correta:
I) Identidade é aquele documento chamado de RG.
II) Identidade são traços marcantes da personalidade de uma pessoa.
III) A identidade dos sujeitos se forma a partir das condições históricas e culturais em que vivem – condições que não escolheram, pois ao nascer tudo já estava pronto. Então, deparam-se com um grupo familiar e social, com uma língua usada por todos e com um conjunto de regras, hábitos e tradições utilizadas. A sociedade e a cultura delimitam a nossa vida, porém chega um momento da vida em que a pessoa tem a possibilidade de negociar e alterar essas limitações, já que a cultura é dinâmica. Assim, a constituição das identidades é vista como processo de identificação: no cotidiano, há situações em que precisamos tomar decisões e escolhas quanto à conduta que vamos ter e os valores que nos cercam, tanto no plano pessoal quanto no social.
IV) Utilizamos várias identidades, uma para cada situação social, levando em consideração os fatores que interferem nesse processo: a idade, a participação nos grupos, a atuação de papéis socialmente reconhecidos.
a. I e III estão incorretas.
b. I, II e III estão incorretas.
c. I e IV estão incorretas.
d. I e II estão incorretas.

Os indígenas foram quase exterminados devido às doenças, às condições de miséria e opressão em que foram colocados. Hoje, a população cresce. Em 2000 eram 734.127 e, em 2010, totaliza 817.963 (IBGE, 2010). Todas as nações indígenas lutam pelas suas terras até hoje, pois, para elas, a terra significa:
Assinale a alternativa correta:
I) A mãe, aquela que cuida de seus filhos, que dá a eles tudo que precisa para viver e é nela que se conserva a história de seu povo, dando sentido à sua cultura.
II) A sua identidade.
III) Propriedade privada. Por mais que esse conceito não faça parte da cultura deles, eles precisaram dela para interesses comerciais.
IV) A terra na cultura indígena é necessária para garantir a sua sobrevivência e a sua formação da sua identidade cultural.
V) Sua proteção, além da preservação de um gigantesco patrimônio biológico e do conhecimento milenar desses povos sobre sua utilização.
a. I está incorreta.
b. II está incorreta.
c. III está incorreta.
d. IV e V estão incorretas.

Um conceito importante para melhor compreender a formação cultural de uma sociedade é o de representações simbólicas de uma cultura. Em toda cultura há o denominado sistema de representações simbólicas de uma sociedade, são os produtos simbólicos da cultura; dentre eles, temos:
Escolha a alternativa correta:
I. As explicações do senso comum, magias, crenças populares; vinculadas aos mitos, às expressões folclóricas e artísticas.
II. Produções literárias, comentários científicos e religiosos, de maneira geral todo conhecimento.
III. As diversas maneiras de se reconstruir a realidade como um todo, natural, social e psicológica, pois buscam explicar, resolver e fundamentar as situações resultantes das relações do homem com a natureza, com a sociedade e o resultante desse em seu plano emocional e psicológico.
IV. Não são mais o real em si, mas a sua leitura, a interpretação, a leitura e a apreensão que o indivíduo faz da realidade.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa IV está correta.
c. I e II estão corretas.
d. I, II, III e IV estão corretas.

Veja o texto a seguir: “As pessoas têm direito a serem iguais sempre que a diferença as tornar inferiores; contudo, têm também direito a serem diferentes sempre que a igualdade colocar em risco suas identidades” (Boaventura de Souza Santos – Sociólogo).
Escolha a alternativa que representa essa forma de pensar apresentada:
a. Criacionismo.
b. Etnocentrismo.
c. Evolucionismo social.
d. Relativismo cultural.

Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas. Após compreendê-lo, preencha com os conceitos que julgar corretos.
Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo de modo correto?
a. Social; cultural; antropologia.
b. Determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.
c. Antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.
d. Determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.

A Antropologia Cultural busca conhecer “o incessante movimento de diálogo entre os símbolos que fazem parte da cultura dos diferentes sujeitos” (KEMP, 2003, p. 66). Assim sendo, podemos pensar sobre as várias identidades que utilizamos para cada situação social, levando em consideração os fatores que interferem nesse processo, como:
Verifique qual é a alternativa correta:
I) A idade, a participação nos grupos e a atuação de papéis socialmente reconhecidos.
II) A rotulação social faz parte da forma de categorizar as identidades culturais na nossa sociedade, como: hippie, rapper, homossexual, careca, compatriota, estrangeiro, negro, oriental, índio.
III) São esses os fatores que fundamentam a identidade que cada sujeito se atribui e a que os outros reconhecem nas pessoas.
IV) Podemos possuir várias identidades como: nacional, regional, de classe, de grupo, de profissional, de gênero (feminino/masculino) etc.
a. II e IV estão corretas.
b. I está correta.
c. II e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas, pois se complementam.

Segundo Alves e Barros (2007), no caso do Brasil, já que houve um período referente a um processo de colonização, a questão da etnia se tornou um adjetivo que acaba por dar significado à nossa identidade, por exemplo: “trabalhadores negros”, “índios”, “operários italianos”, “alemães”, “imigrantes brancos”. Essas etnias se tornam adjetivos e acaba dando à identidade de trabalhador uma singularidade, de forma que passam a ser reproduzidas nas relações sociais de trabalho. Nesse sentido, é possível perceber que:
Escolha uma opção:
a. As desigualdades sociais são naturais e a pobreza é uma questão de competência.
b. As desigualdades sociais são produtos do desenvolvimento de habilidades de cada indivíduo.
c. As desigualdades sociais são históricas e a naturalização da pobreza passa por uma falta de postura crítica quanto à vida desses pobres e dos seus direitos de cidadão.
d. As desigualdades sociais são consequência das etnias.

Escolha a alternativa correta:
a. O texto II é um exemplo do relativismo cultural.
b. O texto I apresenta o conceito de etnocentrismo.
c. O texto II é um exemplo do etnocentrismo.
d. O texto I apresenta o conceito de relativismo cultural.

Leia este trecho do livro “Cultura – um conceito antropológico” (LARAIA, R. B, p. 33-34): Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. [...] por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘sociedades mais avançadas’.
Escolha a alternativa que apresenta a teoria que é descrita no trecho anterior:
a. Relativismo cultural.
b. Progresso cultural.
c. Socialização.
d. Evolucionismo social.

A diferença do povo brasileiro em relação aos portugueses está nas nossas qualidades recebidas dos indígenas e dos africanos, das condições geográficas que enfrentaram em nossa terra e da condição de produção que foi colocada. Ribeiro (1995) sugere que não devemos pensar que essa unidade étnica significa uniformidade, pois não somos iguais. Isso porque tivemos a influência de três forças diferentes.
Escolha a alternativa que apresenta as três forças:
a. A ecológica, a econômica e a imigração.
b. A religiosa, a econômica e a exportação.
c. A étnica, a econômica e a exportação.
d. A étnica, a econômica e a religiosa.

Ao pensarmos a cultura de um povo é correto afirmar:
Escolha a alternativa correta:
I) O conceito de cultura refere-se apenas aos aspectos artísticos.
II) Cultura é a forma simbólica que o homem representa toda sua produção material e não material em sociedade.
III) A cultura é dada geneticamente.
a. A afirmativa I está correta.
b. A afirmativa III está correta.
c. I e II estão corretas.
d. A afirmativa II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina