Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Renato Ortiz argumenta acerca do papel central de um intelectual brasileiro que realiza em sua obra a passagem do conceito de raça para o de cultura, de modo a dar base para a compreensão da identidade nacional.
Assinale a resposta que corresponde ao intelectual mencionado por Renato Ortiz no trecho selecionado.
A) Nina Rodrigues.
B) Florestan Fernandes.
C) Roberto DaMatta.
D) Gilberto Freyre.
E) Sérgio Buarque de Holanda.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar qual intelectual brasileiro é conhecido por fazer a transição do conceito de raça para o de cultura em suas obras, contribuindo para a compreensão da identidade nacional. Analisando as opções: A) Nina Rodrigues - Conhecido por seus estudos sobre a raça, mas não é o foco da passagem para o conceito de cultura. B) Florestan Fernandes - Um importante sociólogo, mas não é especificamente associado a essa transição. C) Roberto DaMatta - Famoso por suas análises culturais, mas não é o principal autor relacionado a essa mudança de conceito. D) Gilberto Freyre - É amplamente reconhecido por sua obra "Casa-Grande & Senzala", onde discute a formação da identidade nacional brasileira, enfatizando a cultura em vez da raça. E) Sérgio Buarque de Holanda - Conhecido por suas análises sobre a formação da sociedade brasileira, mas não é o foco principal da transição mencionada. A opção que melhor corresponde ao intelectual mencionado por Renato Ortiz, que realiza a passagem do conceito de raça para o de cultura, é: D) Gilberto Freyre.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada a discursos contrários à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012.
Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima.
A) A teoria da democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção de cotas raciais como forma de compensação histórica.
B) A teoria desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil, bem como sustenta teoricamente a política de cotas raciais adotada em nosso país.
C) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país.
D) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a sustentar a política de cotas raciais.
E) A teoria desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a teoria de Freyre.

Mais conteúdos dessa disciplina