Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Sobre o tema Poder Constituinte, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A Assembleia Constituinte detém a titularidade e o exercício do Poder Constituinte originário para a elaboração de uma nova Constituição.
II. O Poder Constituinte originário se manifesta sob a forma de convenção quando, por ato unilateral do agente revolucionário, há a criação de uma Constituição que estabelece os limites de seu poder.
III. O Poder Constituinte difuso se concretiza de maneira formal, em decorrência de nova interpretação e alteração do texto da Constituição.
IV. Dentre as limitações impostas ao Poder Constituinte derivado reformador, está a impossibilidade de se alterar a titularidade do Poder Constituinte originário.
A IV.
B I e II.
C I e III.
D II e IV.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Assembleia Constituinte detém a titularidade e o exercício do Poder Constituinte originário para a elaboração de uma nova Constituição. Verdadeiro, a Assembleia Constituinte realmente possui essa titularidade e exercício. II. O Poder Constituinte originário se manifesta sob a forma de convenção quando, por ato unilateral do agente revolucionário, há a criação de uma Constituição que estabelece os limites de seu poder. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Poder Constituinte originário pode se manifestar dessa forma. III. O Poder Constituinte difuso se concretiza de maneira formal, em decorrência de nova interpretação e alteração do texto da Constituição. Falso, o Poder Constituinte difuso não se refere a uma nova interpretação, mas sim à possibilidade de várias entidades ou órgãos exercerem o poder de modificar a Constituição de forma não centralizada. IV. Dentre as limitações impostas ao Poder Constituinte derivado reformador, está a impossibilidade de se alterar a titularidade do Poder Constituinte originário. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Poder Constituinte derivado não pode alterar a titularidade do originário. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - A IV. (Verdadeira) - B I e II. (Ambas verdadeiras) - C I e III. (I verdadeira, III falsa) - D II e IV. (II verdadeira, IV verdadeira) A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: B I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

“Há um sentido agônico ou agonista na política que é preciso ser explorado na Constituição [...]. Precisamos de uma Constituição capaz de capturar a natureza (agonista) do político, uma Constituição radical [...]. A linguagem do constitucionalismo, assim como a linguagem da democracia é, em si mesma, promessa e agonistas” (CHUEIRI, Vera Karam de. “Constituição Radical: Uma Ideia e Uma Prática”. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, n. 58, p. 25-36, 2013).
Acerca da teorização de uma Constituição Radical na relação entre constitucionalismo e democracia, assinale a alternativa INCORRETA.
A A Constituição não se deixa reduzir ao constituído e nela se retém o poder constituinte e, portanto, nos constitui, de maneira radical, como comunidade política.
B A noção de Constituição Radical parte da premissa de desconstrução da crença ingênua de que a Constituição é apenas um texto e de que suas normas abrandam as tensões políticas.
C Uma Constituição Radical é concebida não como síntese entre democracia e poderes instituídos, pois ela é a própria tensão, uma vez que não se resume aos mecanismos tradicionais liberais de negociação.
D A tensão entre poder constituinte e poderes constituídos tem de ser entendida em uma perspectiva agonística, como sinal virtuoso de uma sociedade radicalmente democrática.
E Para a concepção de uma Constituição Radical, o poder constituinte soberano (potência), e expressão da democracia plural, instaura e se exaure no momento da promulgação da Constituição, que reflete compromissos democráticos em relação ao passado.

Mais conteúdos dessa disciplina