Analise o quadro clínico a seguir e responda.
F. L., 62 anos, sexo feminino, com história de dispneia progressiva, apresenta tosse produtiva com expectoração amarelada e cansaço intenso há cinco dias. Já havia procurado um pronto atendimento, recebeu inalação com ar comprimido. Refere ter diagnóstico de bronquite crônica e enfisema pulmonar, em uso de broncodilatadores e corticoide. Queixa-se de cansaço aos médios esforços e dificuldade de expelir o muco através da tosse. Antecedentes pessoais: tabagista (25 cigarros/dia durante 30 anos), nega etilismo. HAS e nega diabetes. Exame físico: encontra-se em regular estado geral, emagrecido, desidratado, dispneico e com desconforto em decúbito inferior a 45 graus. A ausculta pulmonar apresenta sibilos, discretos roncos e estertores finos em base direita e esquerda pulmonar, BCRNF2ts/s. Não há alterações no abdome. Relata micção presente e diminuída e evacuação ausente há 1 dia. PA: 138 x 86 mmHg, FC: 110 bpm, FR: 24 ipm, T: 36,8°C, dor no tórax escore 9 e sat. de 91% sem oxigênio. Gasometria: PH:
7,35 - HCO3: 29 - CO2: 53. HMG: Leucócitos: 23.000. Diagnóstico médico: pneumonia.
Entre os diagnósticos de enfermagem (DE) que serão elaborados pelo enfermeiro podemos citar "risco de quedas".
Dessa forma, analise as afirmativas a seguir relacionando o DE com a descrição do caso clínico.
I. Por se tratar de um diagnóstico de enfermagem de risco deve ser composto pelo título e fatores de risco.
Il. O diagnóstico refere-se a um julgamento clínico a respeito da suscetibilidade de um indivíduo, família, grupo ou comunidade para o desenvolvimento de uma resposta humana indesejável a uma condição de saúde/processo da
III. O diagnóstico deve conter as "características definidoras", que são indicadores/inferências observáveis que se agrupam como manifestações de um diagnóstico (ex.: sinais ou sintomas).
IV. Entre os fatores de risco podemos citar, dispneia, cansaço aos médios esforços, regular estado geral, emagrecido, desidratado.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I, IV.
B) II, III.
C) I, III, IV.
D) II, III.
E) I, II, IV.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmativas em relação ao diagnóstico de enfermagem "risco de quedas": I. Por se tratar de um diagnóstico de enfermagem de risco deve ser composto pelo título e fatores de risco. É verdadeira. Diagnósticos de enfermagem de risco realmente incluem o título do diagnóstico e os fatores de risco associados. II. O diagnóstico refere-se a um julgamento clínico a respeito da suscetibilidade de um indivíduo, família, grupo ou comunidade para o desenvolvimento de uma resposta humana indesejável a uma condição de saúde/processo da. É verdadeira. Essa definição está correta e se aplica aos diagnósticos de enfermagem. III. O diagnóstico deve conter as "características definidoras", que são indicadores/inferências observáveis que se agrupam como manifestações de um diagnóstico (ex.: sinais ou sintomas). É verdadeira. Embora o diagnóstico de risco não tenha características definidoras como os diagnósticos reais, ele pode incluir fatores de risco que indicam a suscetibilidade. IV. Entre os fatores de risco podemos citar, dispneia, cansaço aos médios esforços, regular estado geral, emagrecido, desidratado. É verdadeira. Esses fatores estão relacionados ao estado clínico da paciente e podem contribuir para o risco de quedas. Agora, vamos verificar as alternativas: A) I, IV. - Correto, mas não abrange todas as afirmativas verdadeiras. B) II, III. - Correto, mas não abrange todas as afirmativas verdadeiras. C) I, III, IV. - Correto, abrange as afirmativas verdadeiras. D) II, III. - Correto, mas não abrange todas as afirmativas verdadeiras. E) I, II, IV. - Correto, abrange as afirmativas verdadeiras. A alternativa que apresenta a maior quantidade de afirmações corretas é a C) I, III, IV..
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes