Logo Passei Direto
Buscar
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR-SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA COMISSÃO EXECUTIVA DE VESTIBULAR-CEV NIVEL SUPERIOR COMUM (ÁREAS DIVERSAS) PORTUGUÊS LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SE SEGUEM:
01. (CONCURSO CRATO/2021) O título do texto é construído a partir do recurso estilístico ao sujeito indeterminado. Podemos afirmar, sem incorrer em erro, que:
A) A indeterminação do sujeito tem como objetivo poupar o ex-presidente Michel Temer e o presidente Jair Bolsonaro da responsabilidade sobre o vazamento de dados.
B) O verbo "obrigaram", na terceira pessoa do plural, é, no trecho referido, um exemplo eficaz da força estilística do sujeito indeterminado.
C) A expressão "já está tudo à venda"tem no pronome "tudo"o núcleo do sujeito indeterminado, pois se trata de pronome indefinido.
D) Os verbos "prometeram"e "vazaram", no título, remetem a um conjunto amplo de agentes, dos quais apenas alguns estão nomeados no texto da matéria.
E) A indeterminação do sujeito é uma exigência da norma padrão, pois bancos e corretoras de dados são pessoas jurídicas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 5 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 horas

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) A indeterminação do sujeito tem como objetivo poupar o ex-presidente Michel Temer e o presidente Jair Bolsonaro da responsabilidade sobre o vazamento de dados. - Essa afirmação não é correta, pois a indeterminação do sujeito não tem como objetivo proteger indivíduos específicos. B) O verbo "obrigaram", na terceira pessoa do plural, é, no trecho referido, um exemplo eficaz da força estilística do sujeito indeterminado. - Essa opção não se aplica, pois "obrigaram" é um verbo que remete a um sujeito determinado, não indeterminado. C) A expressão "já está tudo à venda" tem no pronome "tudo" o núcleo do sujeito indeterminado, pois se trata de pronome indefinido. - Essa afirmação é incorreta, pois "tudo" não é o núcleo do sujeito indeterminado. D) Os verbos "prometeram" e "vazaram", no título, remetem a um conjunto amplo de agentes, dos quais apenas alguns estão nomeados no texto da matéria. - Esta opção parece correta, pois os verbos indicam ações de um grupo não especificado, o que é característico do sujeito indeterminado. E) A indeterminação do sujeito é uma exigência da norma padrão, pois bancos e corretoras de dados são pessoas jurídicas. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a indeterminação do sujeito não é uma exigência da norma padrão, mas sim uma escolha estilística. Portanto, a alternativa correta é: D) Os verbos "prometeram" e "vazaram", no título, remetem a um conjunto amplo de agentes, dos quais apenas alguns estão nomeados no texto da matéria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina