Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Um cliente faz uso de drogas depressoras do sistema nervoso central e ingere bebida alcoólica. A interação do álcool no mecanismo de ação do medicamento pode resultar no processo denominado:
A) Antagonismo.
B) Sinergismo.
C) Neutralização.
D) Precipitação.
E) Potencialização.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 5 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 horas

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como o álcool interage com drogas depressoras do sistema nervoso central. 1. Antagonismo (A) se refere a quando uma substância reduz ou inibe o efeito da outra, o que não é o caso aqui. 2. Sinergismo (B) ocorre quando duas substâncias têm efeitos semelhantes e, juntas, produzem um efeito maior do que a soma dos efeitos individuais. Isso pode ser uma possibilidade, mas não é o termo mais adequado para a interação entre álcool e depressoras. 3. Neutralização (C) implica que os efeitos de uma substância são anulados pela outra, o que não se aplica aqui. 4. Precipitação (D) geralmente se refere a uma reação química que resulta na formação de um sólido, não se aplica a interações medicamentosas. 5. Potencialização (E) é quando uma substância aumenta o efeito da outra, o que é comum quando se combinam depressoras do sistema nervoso central com álcool, resultando em um efeito sedativo mais forte. Diante disso, a interação do álcool com drogas depressoras do sistema nervoso central pode resultar no processo denominado: E) Potencialização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A toxina botulínica foi adquirida para realização de um procedimento estético. Sabe-se que além da estética, essa droga tem sido muito utilizada terapêuticamente para enxaqueca, hiper-hidrose, doença de Parkinson e espasticidade muscular. Qual das alternativas a seguir melhor descreve a farmacodinâmica dessa toxina:
A) reduz acetilcolina na junção neuromuscular, por inibir a enzima acetilcolinesterase.
B) aumenta acetilcolina na junção neuromuscular, por inibir a enzima acetilcolinesterase.
C) atua como antagonista de receptores nicotínicos na junção neuromuscular.
D) inibe a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular.
E) inibe a liberação de noradrenalina na junção neuromuscular.

Mais conteúdos dessa disciplina