“A internacionalização de uma empresa pode ser entendida como um processo crescente e continuado de atuação desta em outros países que não o de sua origem, de forma que parte do seu faturamento seja proveniente do exterior. (PASIN, 2003). As empresas transnacionais são responsáveis por parcelas significativas da produção mundial, sendo o principal agente dos processos de internacionalização, centralização e concentração do capital (GONÇALVES, 2002).
A presença de empresas estrangeiras no Brasil é secular, datando dos primórdios do processo de desenvolvimento econômico nacional. No entanto, o movimento do investimento brasileiro no exterior somente se intensificou na década de 90, a partir da abertura de mercado, da entrada intensa de players estrangeiros e do acirramento da concorrência (ROCHA, 2003). Fleury (1997) destaca que as novas condições ambientais ocorridas a partir de 1990 alteraram algumas premissas básicas em que se pautavam as empresas brasileiras para suas operações. A mais importante delas foi a “descoberta” da importância do mercado e da necessidade de se adotar mudanças organizacionais.
Com a abertura da economia ao exterior e a maior interdependência dos mercados, ficou clara a necessidade de as empresas nacionais atuarem a nível internacional, a fim de manterem o mercado interno e expandirem seus negócios no competitivo cenário mundial.
A internacionalização surge, então, como um processo inevitável para muitas empresas, particularmente aquelas atuantes em indústrias que se tornam globais. O processo de internacionalização das empresas envolve duas instâncias principais: 1) o atendimento de mercados externos via exportações e 2) o investimento direto no exterior. O envolvimento em mercados globalizados exige de a empresa responder aos desafios da aceleração da mudança, da complexidade operacional e do aumento da competição (CRAIG e DOUGLAS, 1996).”
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I - As empresas nacionais passaram a ter a necessidade de atuar internacionalmente, por causa da globalização.
PORQUE
II - As empresas nacionais têm o objetivo de expandir seus negócios mundialmente e manterem seu mercado interno.
Ed
ontem
Vamos analisar as asserções: I - As empresas nacionais passaram a ter a necessidade de atuar internacionalmente, por causa da globalização. Verdadeiro. A globalização trouxe a necessidade de as empresas se adaptarem e competirem em um mercado mais amplo. II - As empresas nacionais têm o objetivo de expandir seus negócios mundialmente e manterem seu mercado interno. Verdadeiro. Esse é um dos principais objetivos das empresas ao se internacionalizarem, buscando tanto a expansão quanto a manutenção de sua base no mercado interno. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A primeira asserção explica a razão pela qual as empresas nacionais precisam atuar internacionalmente (a globalização), enquanto a segunda asserção descreve o objetivo dessa atuação (expansão e manutenção do mercado interno). Portanto, as duas asserções estão corretas e se complementam. Assim, a resposta correta é que ambas as asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.