Um município de médio porte, diante de um surto epidemiológico, decide reorganizar sua rede de atenção à saúde. Para isso, o prefeito edita um decreto municipal criando um novo modelo de gestão das unidades básicas, definindo prioridades assistenciais e critérios de alocação de recursos financeiros. A medida foi tomada sem consulta ao Conselho Municipal de Saúde e sem aprovação prévia da Conferência Municipal de Saúde, sob o argumento de urgência sanitária.
Paralelamente, o município condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde à assinatura de convênios específicos com entidades privadas sem fins lucrativos, responsáveis pela execução de parte das ações de vigilância em saúde.
À luz das Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990, analise as assertivas a seguir:
I. A reorganização da rede de atenção à saúde, mesmo em situação de urgência sanitária, deve respeitar o princípio da participação da comunidade, sendo irregular a ausência de deliberação do Conselho Municipal de Saúde.
II. A Conferência de Saúde possui caráter permanente e deliberativo, podendo substituir o Conselho de Saúde em situações excepcionais.
III. O condicionamento do repasse de recursos federais à celebração de convênios com entidades privadas é incompatível com o modelo de financiamento do SUS, que exige a existência de fundo de saúde, conselho de saúde e plano de saúde regularmente instituídos.
IV. A participação complementar da iniciativa privada no SUS é admitida, desde que observados os princípios da universalidade, integralidade e controle social.
Assinale a alternativa CORRETA:
Questão 2
Resposta
A.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
B.
Todas as assertivas estão corretas.
C.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
D.
Nenhuma das assertivas estão corretas.
E.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada assertiva com base nas Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990: I. A reorganização da rede de atenção à saúde, mesmo em situação de urgência sanitária, deve respeitar o princípio da participação da comunidade, sendo irregular a ausência de deliberação do Conselho Municipal de Saúde. Correto. O controle social é princípio fundamental do SUS, e o Conselho Municipal de Saúde deve ser consultado, mesmo em situações de urgência. II. A Conferência de Saúde possui caráter permanente e deliberativo, podendo substituir o Conselho de Saúde em situações excepcionais. Incorreto. A Conferência de Saúde é um órgão deliberativo, mas não permanente (ocorre periodicamente) e não substitui o Conselho de Saúde, que é órgão permanente de controle social. III. O condicionamento do repasse de recursos federais à celebração de convênios com entidades privadas é incompatível com o modelo de financiamento do SUS, que exige a existência de fundo de saúde, conselho de saúde e plano de saúde regularmente instituídos. Correto. O SUS exige repasse de recursos via fundo de saúde e controle social, e não pode condicionar repasses a convênios específicos com entidades privadas. IV. A participação complementar da iniciativa privada no SUS é admitida, desde que observados os princípios da universalidade, integralidade e controle social. Correto. A iniciativa privada pode participar de forma complementar, respeitando os princípios do SUS. Portanto, as assertivas corretas são I, III e IV. Alternativa correta: c) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Cadastre-se ou realize login