Ed
há 3 meses
Durante o Renascimento, o corpo humano foi realmente valorizado como símbolo de racionalidade, beleza e poder social. As artes exaltaram o corpo como obra de arte, e práticas corporais como o balé clássico começaram a ser institucionalizadas nas cortes aristocráticas, refletindo ideais estéticos e disciplinares. Analisando as alternativas: a) O corpo foi exaltado como obra de arte, resultando na institucionalização de práticas como o balé clássico nas cortes. — Correta, pois reflete o contexto histórico do Renascimento. b) O corpo era visto como instrumento de pecado, devendo ser reprimido em suas expressões artísticas e corporais. — Incorreta, pois essa visão é mais associada à Idade Média. c) As práticas corporais do Renascimento foram reduzidas apenas à preparação militar e ao treinamento bélico. — Incorreta, pois houve também valorização artística e cultural. d) A dança renascentista foi caracterizada pela espontaneidade popular, sem vínculo com as elites sociais da época. — Incorreta, pois a dança renascentista estava ligada às cortes aristocráticas. Portanto, a alternativa correta é: a. O corpo foi exaltado como obra de arte, resultando na institucionalização de práticas como o balé clássico nas cortes.
Cadastre-se ou realize login