Em uma rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação decide elaborar um plano estratégico para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Embora haja a intenção de aumentar os índices de proficiência, algumas lideranças locais relatam que práticas pedagógicas mais ricas e contextualizadas estão comprometidas em prol de metas numéricas. Nesse contexto, a ação que expressa uma aplicação coerente aos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, é: a. Eliminar qualquer forma de avaliação sistemática ou referência nacional, adotando exclusivamente práticas definidas pelos professores, sob justificativa de respeito à autonomia profissional e à diversidade cultural dos estudantes. b. Criar diretrizes curriculares gerais que atendam às exigências nacionais de qualidade, que considerem e incorporem saberes locais e propostas pedagógicas inovadoras, definidas por cada escola em diálogo com a comunidade. c. Centralizar todas as decisões curriculares na Secretaria de Educação, promovendo metas universalizadas que substituam completamente as abordagens locais, a fim de uniformizar o processo de ensino-aprendizagem. d. Submeter o desenvolvimento