Logo Passei Direto
Buscar
“No ano de 2021, a fruticultura brasileira alcançou o número há muito almejado no segmento de exportação de frutas, ultrapassando a marca de US$1 bilhão. Para as exportações de frutas, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vem contribuindo com a promoção das frutas no mercado internacional, desde sua criação em 2014, e foi primordial para a notável valorização do setor no último ano”.

Fonte: ANUÁRIO BRASILEIRO DE HORTI&FRUTI. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2022. 96 p.
Considerando o texto exposto e os seus conhecimentos sobre a exportação de frutas no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Os estados brasileiros que mais exportam frutas são Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
II. O Brasil é o terceiro maior exportador de frutas frescas do mundo, perdendo para os EUA e a China.
III. O Japão e os EUA são os principais importadores de frutas tropicais frescas produzidas no Brasil, principalmente a laranja.
A I, II e III.
B III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, apenas.
E I e II, apenas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os estados brasileiros que mais exportam frutas são Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Correto. Esses estados do Nordeste são conhecidos pela forte produção e exportação de frutas tropicais, como melão, manga e uva. II. O Brasil é o terceiro maior exportador de frutas frescas do mundo, perdendo para os EUA e a China. Incorreto. O Brasil é um dos maiores exportadores, mas geralmente está atrás de países como México, Espanha e Estados Unidos, não necessariamente da China, que é mais consumidora do que exportadora de frutas frescas. III. O Japão e os EUA são os principais importadores de frutas tropicais frescas produzidas no Brasil, principalmente a laranja. Correto. Japão e EUA são mercados importantes para frutas tropicais brasileiras, incluindo a laranja. Portanto, os itens corretos são I e III. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) III, apenas. Mas como o item I também está correto, e a alternativa que inclui I e III não existe, vamos revisar o item II para confirmar. Revisando o item II: o Brasil não é o terceiro maior exportador de frutas frescas do mundo, então o item II é falso. Assim, os itens verdadeiros são I e III, mas não há alternativa com I e III juntos. Como a alternativa B indica apenas III, e a alternativa A indica I, II e III (incorreto), a alternativa D indica I apenas, e a alternativa E indica I e II (incorreto), a alternativa que mais se aproxima da verdade é a alternativa D (I apenas), pois o item III, apesar de correto, não está isolado em alternativa. Por isso, a resposta correta é: D) I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No momento da implantação de um pomar, as frutíferas podem ser dispostas de várias formas. Para a escolha de qual alinhamento de plantio a ser adotado, é necessário observar alguns aspectos, tais como as condições climáticas locais, o tipo de solo predominante na região, a topografia do terreno e a disponibilidade de recursos hídricos.

Fonte: adaptado de: FRONZA, D.; HAMANN, J. J. Implantação de pomares. Santa Maria-RS: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, 2014.
De acordo com o alinhamento de plantio de frutícolas, assinale a alternativa correta:
A O uso de maquinário com implemento deve-se optar por tipos de alinhamento das plantas frutícolas em forma geométricas como em retângulo e em quadrado, mas deve ser evitado em forma de triângulo.
B O alinhamento de plantas frutícolas em fileiras paralelas entre terraços permite um aumento de aproximadamente 15% no número de plantas por área, em relação às demais formas de alinhamento.
C O alinhamento de plantas frutícolas na área de plantio mais utilizado atualmente em pomares comerciais é o em forma de triângulo, pois proporciona uma equidistância entre as plantas, permite o trânsito em três sentidos e o melhor aproveitamento das áreas.
D O alinhamento de plantas frutícolas em quadrado pode ser aplicada em pomares em que se opta por consorciar duas espécies frutícolas.
E O plantio de frutícolas em camalhões é um problema para locais muito úmidos ou com lençol freático superficial.

Mais conteúdos dessa disciplina