Buscar

Como calcular a força resultante

Um corpo de massa M=2kg é puxado por uma força F=(x^2+10)i (N)a partir do ponto x=0 sobre uma superfície horizontal áspera cujo coeficiente de atrito cinético é 0,2.No ponto x=0 a velocidade do bloco é 4m/s.

a)Calcule a força resultante que atua no bloco

b)Calcular o trabalho realizado pela força resultante entre x=0m e x=4m

c)Calcular a velocidade do bloco no ponto x=2m usando o teorema do trabalho

💡 4 Respostas

User badge image

okkikan

A resposta da Talita está ERRADA, a resultante não é nula, portanto não se pode igualar a zero. Ao contrario, deve ser igualada ao produto da masa pela derivada temporal de segunda ordem com respeito ao tempo, ou seja, a aceleração. Isto da uma equção diferencia ordinária de 2ª ordem bastante simples e fácil de solucionar. Se não conseguir, me avisa que resolvo num papel e escaneio a solução.

Um detalhe muito simples: A resultante não pode ser nula porque a força varia com a prosição (é função de x), ainda que o atrito seja constante, a diferença entre uma força aplicada que é variável e o atrito não pode ser constante.

2
Dislike0
User badge image

Talita Gomes

a) forca normal (N) ↑ para cima força peso (P) ↓ para baixo força aplicada (F) ← vc define um lado força de atrito (Fs) → contrário ao movimento. 1) em x: F-Fs=0 sendo que Fs=mi.N entao vc precisa encontrar a N (usando as forças que atuam em y) e mi é o atrito cinético. desse modo vc encontra a aceleração
1
Dislike1
User badge image

Iara Pereira

Obrigada :)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais