Buscar

Do que depende a troca entre nutrientes do sangue e escórias do metabolismo celular??

💡 2 Respostas

User badge image

Maju Telixia

O líquido extracelular é transportado pelo corpo em duas etapas distintas: a primeira quando o sangue flui pelos vasos sanguíneos e a segunda quando ele flui dos capilares até as células.

Em um indivíduo no estado de repouso o sangue leva cerca de um minuto para percorrer todo o copo e quando este se encontra em intensa atividade física ele pode percorrer o corpo até seis vezes em cada minuto.

Enquanto o sangue percorre o seu trajeto, há uma intensa troca entre a porção plasmática do sangue e o líquido intersticial, devido à permeabilidade dos capilares sanguíneos que permite a difusão de grande parte dos constituintes dissolvidos no sangue, a exceção de grandes moléculas. Este processo de difusão se deve ao movimento cinético das moléculas do plasma e do líquido intersticial que estão continuamente em movimento. Como poucas células encontram-se afastadas mais de 50 micrômeros de um capilar, é assegurado o aporte de substâncias a qualquer parte do corpo, dentro de poucos segundos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, são importantes alguns conceitos principais da Histologia:

  • Capilares são vasos sanguíneos de diâmetro bastante reduzido, sendo formados através da ramificação das arteríolas.
    • Apresentam certa permeabilidade, a qual é responsável por permitir a difusão de grande parte dos constituintes dissolvidos no sangue.
      • Isso acarreta uma intensa troca entre a porção plasmática do sangue e o líquido intersticial;
      • O processo depende do movimento cinético das moléculas do plasma e do líquido intersticial, os quais, deve-se lembrar, estão sempre em movimento; e
      • Um detalhe que permite visualizar a dimensão de tal transporte é o fato de que poucas células estão mais distantes que 50 micrômeros de um capilar o que garante aporte de substâncias a qualquer parte do corpo em curtos intervalos de tempo, da ordem de poucos segundos.

É importante observar que os nutrientes do sangue, no caso, se encontram no plasma, enquanto as escórias do metabolismo celular, no líquido intersticial.


Portanto, a troca entre nutrientes do sangue e escórias do metabolismo celular depende da permeabilidade dos capitalares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais