Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A avaliação da aprendizagem é o objeto principal para a transformação e a elaboração de novas etapas de desenvolvimento cognitivo. Perceber as dificuldades como superáveis e o conhecimento como um processo em construção é reconhecer possibilidades para transformação do contexto social e das relações que nele se estabelecem. Assim, a avaliação da aprendizagem deve ser conhecida como um processo para manter ou melhorar a ação futura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Não tem como objetivo específico auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal.
II- Pode ser considerada um meio de desenvolver o aluno no seu processo de compreensão dos conteúdos.
III- Um dos objetivos da avaliação da aprendizagem é responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
IV- A avaliação da aprendizagem é a expressão última da concretização do currículo.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.
User badge image
Pedagogiando

há 9 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 horas

Vamos analisar cada sentença: I- Não tem como objetivo específico auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal. Falso. A avaliação da aprendizagem tem sim o objetivo de auxiliar o educando em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. II- Pode ser considerada um meio de desenvolver o aluno no seu processo de compreensão dos conteúdos. Verdadeiro. A avaliação é um instrumento para ajudar o aluno a compreender melhor os conteúdos. III- Um dos objetivos da avaliação da aprendizagem é responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. Verdadeiro. A avaliação também serve para prestar contas à sociedade sobre a qualidade da educação. IV- A avaliação da aprendizagem é a expressão última da concretização do currículo. Verdadeiro. A avaliação reflete a efetivação do currículo na prática. Portanto, as sentenças II, III e IV estão corretas. A alternativa correta é: A) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Moreira (2002) afirma que para compreendermos e analisarmos as diferenças é preciso levar em conta que determinadas "minorias", identificadas por fatores relativos à classe social, gênero, etnia, sexualidade, religião, idade, linguagem, têm sido definidas, desvalorizadas e discriminadas por representarem "o outro", "o diferente", "o inferior". Diferenças, portanto, têm sido permanentemente produzidas e preservadas por meio de relações de poder. Sobre a postura do docente, para que o currículo multicultural se materialize em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Estar naturalmente voltada para ação reflexiva do sentido e do significado do que foi oficializado como cultura.
II- Valorizar a contribuição do educando na construção e na produção de novos mundos.
III- Privilegiar grupos que foram socialmente marginalizados.
IV- Considerar o diálogo como uma segunda opção na efetiva concretização do cotidiano das experiências educacionais.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos. Por outro lado, a cultura escolar está impregnada pela perspectiva do comum, do aluno padrão, do "aqui todos são iguais". No entanto, as escolas estão cada vez mais desafiadas a enfrentar os problemas decorrentes das diferenças e da pluralidade cultural, étnica, social, religiosa etc., dos seus sujeitos e atores (CANDAU, 2008). O currículo como campo de disputas, não se constitui na neutralidade apontada pelas teorias tradicionais, mas a serviço de um grupo de interesses. Assim, currículo intercultural reflete as diferenças não como desigualdades, mas no aspecto da heterogeneidade. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A perspectiva intercultural destaca a complexidade da educação e questiona as noções centralizadoras e monoculturais do currículo, ressignificando culturas negligenciadas no espaço escolar.
PORQUE
II- A educação intercultural afeta os aspectos do currículo explícito na organização dos objetivos, conteúdos, métodos e processos de ensino e aprendizagem, como também no currículo oculto e nas relações entre os que atuam na comunidade escolar.
A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina