Buscar

Alguém pode me fala sobre a judialização da saude em face do neoconstitucionalismo e do pós - positivismo?

💡 6 Respostas

User badge image

Eric Bortoletto Fontes

Bom, vou falar baseado na aula recente que tive da professora Maria Sylvia. O Judiciário em tese não possui legitimidade para promover política públicas, sua função seria apenas observar a legalidade das mesmas, produzidas pelo legislativo e concretizadas pelo executivo. Entretanto, como as normas constituicionais deixaram de ser visto como meros programas que um dia serão realmente estabelecidos, encontrando-se ao livre arbítrio dos poderes anteriormente citados, o judiciário começou a ser demandado em questões que a CF impõe condutas positivas do Estado, e deste modo, ele passa a cumprir o papel de concretizador de direitos fundamentais quando obriga o ente a produção de alguma prestação que é seu dever. Cito aqui por exemplo relacionado à saúde as tutelas que concebem medicamentos quando as partes são hipossufifcientes e demandam contra os entes. Espero ter iniciado um pouco a idéia na sua cabeça, abraços.

1
Dislike0
User badge image

Ysis Gomes

Obrigada ☺
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O neoconstitucionalismo, se trata de um movimento da área do Direito, que promove, preserva e garante direitos ditos fundamentais. É à superação do positivismo jurídico pois promoveu, à reestruturação e ordenamento jurídico.


O pós-positivismo estabelece uma relação entre direito e ética, pois busca materializar a relação entre valores, princípios, regras e a teoria dos direitos fundamentais, que dentre eles está o direito à valorização da saúde, tornando o cuidado da mesma, como direito inviolável do ser humano.


Ambos incluem ideias dos direitos básicos de cada cidadão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais