Buscar

Qual a importância da autorregulação do fluxo sanguíneo cerebral sob alta pressão arterial?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Henrique

É importante para evitar rompimento dos vasos sanguineos causando Acindente Vascular cerebral e para que a barreira hematoencefalica continue atuando de maneira eficaz.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os mecanismos intrínsecos ao rim normalmente mantém constantes o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular, independentemente das oscilações de pressão arterial. Estes mecanismos ainda funcionam em rins perfundidos com sangue, após serem retirados do corpo, ou seja, eles atuam independentemente de interferências sistêmicas. A esta constância interna é que se denomina auto-regulação.


Para os demais tecidos, com exceção dos rins, os mecanismos de auto-regulação estão diretamente associados às demandas de nutrientes e oxigênio, e à remoção dos resíduos do metabolismo destes tecidos. No entanto, no caso dos rins, o fluxo sanguíneo é muito superior à demanda metabólica tecidual. Desta forma, os mecanismos de auto-regulação atuam no sentido de preservar a taxa de filtração glomerular e o fluxo sanguíneo renal em valores constantes, para que se possa realizar com precisão a excreção renal de água e solutos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais