Logo Passei Direto
Buscar
Os sistemas prediais podem ser definidos como “sistemas físicos, integrados a um edifício e que têm por finalidade dar suporte às atividades dos usuários, suprindo-os com os insumos prediais necessários e propiciando os serviços requeridos de forma a contribuir com a sustentabilidade do habitat” (GONÇALVES, 1994). No desenvolvimento de projetos de edificações, são elaborados projetos para cada disciplina.
Assinale a alternativa que contempla ao menos três disciplinas de sistemas prediais.
a. Água, estrutura, esgoto, gás e arquitetura.
b. Água, arquitetura, paisagismo, elétrica e geométrico.
c. Água, estrutura, esgoto, arquitetura e paisagismo.
d. Sistemas elétricos, conforto térmico, arquitetura, paisagismo e estrutura.
e. Água, conforto térmico, arquitetura, estrutura e paisagismo.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 horas

Vamos analisar as disciplinas que fazem parte dos sistemas prediais, que são aquelas relacionadas aos sistemas físicos que dão suporte ao funcionamento do edifício, como água, esgoto, gás, sistemas elétricos, conforto térmico, entre outros. Arquitetura, estrutura e paisagismo são disciplinas da construção civil, mas não são consideradas sistemas prediais, pois não são sistemas físicos que fornecem insumos ou serviços aos usuários. Analisando as alternativas: a) Água, estrutura, esgoto, gás e arquitetura. - Estrutura e arquitetura não são sistemas prediais. b) Água, arquitetura, paisagismo, elétrica e geométrico. - Arquitetura, paisagismo e geométrico não são sistemas prediais. c) Água, estrutura, esgoto, arquitetura e paisagismo. - Estrutura, arquitetura e paisagismo não são sistemas prediais. d) Sistemas elétricos, conforto térmico, arquitetura, paisagismo e estrutura. - Arquitetura, paisagismo e estrutura não são sistemas prediais. e) Água, conforto térmico, arquitetura, estrutura e paisagismo. - Arquitetura, estrutura e paisagismo não são sistemas prediais. Portanto, a única alternativa que inclui pelo menos três disciplinas que são sistemas prediais (água, esgoto, gás) é a alternativa a), mesmo que inclua estrutura e arquitetura, que não são sistemas prediais, é a que mais se aproxima do correto. Resposta correta: a)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com a finalidade de identificar interferências na fase de desenvolvimento do projeto e evitar retrabalho, atrasos e desperdício de materiais na fase de execução, é necessário que as diferentes disciplinas sejam compatibilizadas entre si.
Sobre a atividade de compatibilização, assinale a alternativa que melhor a descreve.
a. A compatibilização de projetos pode ser definida como a fase de elaboração de desenhos que encantem o cliente, de forma a facilitar o processo de comercialização do empreendimento.
b. A compatibilização de projetos é a atividade de desenvolver projetos de instalações elétricas, a fim de garantir o bom funcionamento de uma edificação e a segurança aos usuários.
c. A compatibilização de projetos pode ser definida como a fase de elaboração de desenhos que orientem o desenvolvimento dos projetos de instalações.
d. A compatibilização de projetos é a atividade de gerenciar e integrar projetos correlacionados, tendo em vista o perfeito ajuste entre eles, conduzindo para a obtenção dos padrões de controle de qualidade total de determinada obra.
e. A compatibilização de projetos é a atividade de gerenciar e integrar projetos de instalações elétricas e de instalações hidráulicas, somente.

"As telecomunicações constituem o ramo da engenharia elétrica que trata do projeto, da implantação e da manutenção dos sistemas de comunicações e têm por objetivo principal atender à necessidade do ser inteligente de se comunicar à distância.” (MEDEIROS, 2007, p. 16)
Assinale a alternativa que apresenta somente projetos de telecomunicações.
a. Voz (telefonia), dados (comunicação entre microcomputadores), imagens (videoconferência), sonorização, arquitetura, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, paisagismo.
b. Voz (telefonia), geométrico, imagens (videoconferência), paisagismo, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação).
c. Voz (telefonia), arquitetura, imagens (videoconferência), sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, paisagismo, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação).
d. Voz (telefonia), dados (comunicação entre microcomputadores), instalações hidráulicas, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, paisagismo, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação).
e. Voz (telefonia), dados (comunicação entre microcomputadores), imagens (videoconferência), sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação).

Os projetos de instalações prediais devem ser elaborados por profissionais registrados em órgãos competentes. Tais órgãos têm atuação estadual, sob coordenação de instâncias federais.
Assinale a alternativa que apresenta a sigla dos conselhos que regulamentam o exercício profissional dos projetistas habilitados a desenvolverem projetos de instalações prediais e os respectivos documentos legais que estes devem emitir a fim de atestarem sua responsabilidade técnica.
a. Os profissionais registrados no CRM de seu respectivo Estado devem emitir o RRT e os profissionais registrados no CRMV de seu respectivo Estado devem emitir a ART.
b. Os profissionais registrados no CRO de seu respectivo Estado devem emitir a ART e os profissionais registrados no CRA de seu respectivo Estado devem emitir o RRT.
c. Os profissionais registrados no CREA de seu respectivo Estado devem emitir o RRT e os profissionais registrados no CRA de seu respectivo Estado devem emitir a ART.
d. Os profissionais registrados no CRA de seu respectivo Estado devem emitir a ART e os profissionais registrados no CRC de seu respectivo Estado devem emitir o RRT.
e. Os profissionais registrados no CAU de seu respectivo Estado devem emitir o RRT e os profissionais registrados no CREA de seu respectivo Estado devem emitir a ART.

Mais conteúdos dessa disciplina