Buscar

quais são as causas/consequências do processo de desnaturação proteica como quando ocorre a elevação de temperatura e/ou extremos de ph no meio onde

se encontra a proteina

💡 3 Respostas

User badge image

cleidiane Silva

As principais causas da desnaturação de proteínas  são exposições a  'Temperatura ( tanto o aumento quanto a redução dela)', Alterações de pH, Solventes orgânicos (Álcool, Éter e Benzeno) e  soluções salinas. A desnaturação pode ser reversível ou irreversível, normalmente, quando ela se dá por meio de temperatura ou  alteração de pH essa desnaturação é irreversível. As concequencias desse processo são as perdas de funções biológicas dessas moléculas. A desnaturação de proteínas  pode levar à morte do indivíduo. 

3
Dislike0
User badge image

Andrei Fabrício

Desativação enzimática e\ou proteica.  Se desnaturarmos uma emzima importante, como amilase, protease, lipase, fosfolipase, etc, teremos uma inibição de lise molecular, o que causa danos à saúde do animal ou humano. 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A desnaturação proteica é um processo que ocorre devido a alterações nas condições de ambiente em que uma dada proteína se encontra. Este processo se refere à deformação de sua conformação espacial.


De modo geral, a conformação espacial de uma proteína é a sua configuração tridimensional, isto é, de que maneira a enorme cadeia de aminoácidos está enovelada em si mesma. Esse arranjo geométrico é responsável por determinar, por exemplo, a afinidade que a proteína em questão possui em relação a outras espécies químicas, propiciando ou impedindo determinadas reações químicas. É correto dizer, portanto, que a conformação espacial de uma proteína está intimamente ligada às funções que este proteína exerce no organismo.


Portanto, o processo de desnaturação proteica, pelo fato de provocar alterações na conformação espacial da proteína, é responsável pela perda de suas funções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais