Buscar

NADH gerado pela glicólise deve ser oxidado de volta a NAD+. Qual o papel da Lactato desidrogenase e das lançadeiras de substratos?

Metabolismo de carboidratos

💡 1 Resposta

User badge image

Luis Carlos F Carvalho

 Quando oxigênio e mitocôndrias estão presentes, os equivalentes de redução de NADH gerados pela gliceraldeido 3-fosfato desidrogenase são transportados para dentro da mitocôndria para oxidação, formando piruvato, e não lactato, como produto final da glicólise. A membrana mitocondrial interna não é permeável ao NADH, mas a lançadeira malato-aspartato e a lançadeira glicerol fosfato transportam equivalentes de redução para dentro do espaço da matriz mitocondrial. O fígado faz mais uso da lançadeira malato-aspartato, mas algumas células musculares são mais dependentes da lançadeira glicerol-fosfato. Os sistemas de lançadeiras movem equivalentes de redução do citosol para dentro da mitocôndria, mas não transportam equivalentes de redução da mitocôndria para o citosol.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais