Buscar

Quais os materiais necessários para a realização de um exame ginecologico?

Exame Ginecologico, realizado como parte da Anamnese Ginecologica Feminina. 

💡 3 Respostas

User badge image

Bit Ayo

Olá. O exame ginecológico compõe-se de anamnese e exame físico. Para a anamnese será necessário caneta e papel ou computador ou o que mais o hospital lhe fornecer para a anotação dos dados das pacientes. Esta etapa, infelizmente, tem sua importância subestimada por muito profissionais, apesar de ser a partir dela que, muitas vezes, todo o resto do exame se orienta. Já para o exame físico serão necessários mais de um par de luvas (estéreis, descartáveis e siliconizadas) para palpação de mamas, axilas, regiões do baixo-ventre e órgãos genitais externos e internos visando reduzir ao máximo as chances de contaminar e ser contaminado na lide com a paciente.

Especificamente no exame físico dos genitais internos, no chamado exame especular, é usado um instrumento denominado espéculo para facilitar a visualização do colo com o auxílio de uma pinça Cheron. A seguir, é feita a coleta de material para exame do conteúdo vaginal usando uma espátula. Para o teste citopatológico (papanicolau), são realizados dois esfregaços, um com uma espátula de Ayre com sua extremidade fenestrada e outro com uma escova endocervical, cada instrumento para uma específica região. O material obtido com as duas coletas deve ser colocado sobre duas lâminas preparadas com uma gota de soro fisiológico e KOH a 10% e imediatamente fixado usando polietilenoglicol.

Para o diagnóstico de um câncer cervical já instalado é executado o teste de Schiller, em que se deposita solução de lugol no colo uterino. Em caso positivo poderá ser feita uma biópsia usando os mais diversos materias possíveis como tubo de sucção, cateter pipelle, etc depende da localização do tumor, estágio, se é a primeira biópsia dentre muitos outros fatores. Além da biópsia, poderá ser complementarmente executado uma colposcopia, com uso de ácido acético a 2% no colo uterino e posterior biópsia das áreas anormais, e também uma vulvoscopia, com o mesmo ácido, a 5%, e corantes como o azul de toluidina. Por segurança adicional, luvas de látex podem ser calçadas em todos os exames aqui descritos.

Há ainda os toques genital e retal, utilizando novos pares de luvas, devidamente lubrificadas. Após todos esses procedimentos é realizada uma limpeza externa do gel e secreções vaginais na vulva usando gazes ou folhas de papel absorvente. Até mais. Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Ana Carolina B. Monteiro

https://www.passeidireto.com/arquivo/6199450/citopatologia---material-completo

0
Dislike0
User badge image

Isabella

Ao exame ginecológico, na inspeção temos que utilizar luvas de procedimentos, maca ginecológica e um foco de luz. Ao incluir o exame físico dos genitais internos ou coleta de material citopatologico, é utilizado espéculo, uma espátula de Ayre ( material da ectovervice), uma escova endocervical, lâminas para microscopia, fixador citológico. Ao realizar toques genital e retal, utiliza-se lubrificante e luvas de procedimentos, 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais