A maior rede de estudos do Brasil

Quais os materiais necessários para a realização de um exame ginecologico?

Exame Ginecologico, realizado como parte da Anamnese Ginecologica Feminina. 


2 resposta(s)

User badge image

Ana Carolina B. Monteiro

Há mais de um mês

https://www.passeidireto.com/arquivo/6199450/citopatologia---material-completo

https://www.passeidireto.com/arquivo/6199450/citopatologia---material-completo

User badge image

Bit Ayo

Há mais de um mês

Olá. O exame ginecológico compõe-se de anamnese e exame físico. Para a anamnese será necessário caneta e papel ou computador ou o que mais o hospital lhe fornecer para a anotação dos dados das pacientes. Esta etapa, infelizmente, tem sua importância subestimada por muito profissionais, apesar de ser a partir dela que, muitas vezes, todo o resto do exame se orienta. Já para o exame físico serão necessários mais de um par de luvas (estéreis, descartáveis e siliconizadas) para palpação de mamas, axilas, regiões do baixo-ventre e órgãos genitais externos e internos visando reduzir ao máximo as chances de contaminar e ser contaminado na lide com a paciente.

Especificamente no exame físico dos genitais internos, no chamado exame especular, é usado um instrumento denominado espéculo para facilitar a visualização do colo com o auxílio de uma pinça Cheron. A seguir, é feita a coleta de material para exame do conteúdo vaginal usando uma espátula. Para o teste citopatológico (papanicolau), são realizados dois esfregaços, um com uma espátula de Ayre com sua extremidade fenestrada e outro com uma escova endocervical, cada instrumento para uma específica região. O material obtido com as duas coletas deve ser colocado sobre duas lâminas preparadas com uma gota de soro fisiológico e KOH a 10% e imediatamente fixado usando polietilenoglicol.

Para o diagnóstico de um câncer cervical já instalado é executado o teste de Schiller, em que se deposita solução de lugol no colo uterino. Em caso positivo poderá ser feita uma biópsia usando os mais diversos materias possíveis como tubo de sucção, cateter pipelle, etc depende da localização do tumor, estágio, se é a primeira biópsia dentre muitos outros fatores. Além da biópsia, poderá ser complementarmente executado uma colposcopia, com uso de ácido acético a 2% no colo uterino e posterior biópsia das áreas anormais, e também uma vulvoscopia, com o mesmo ácido, a 5%, e corantes como o azul de toluidina. Por segurança adicional, luvas de látex podem ser calçadas em todos os exames aqui descritos.

Há ainda os toques genital e retal, utilizando novos pares de luvas, devidamente lubrificadas. Após todos esses procedimentos é realizada uma limpeza externa do gel e secreções vaginais na vulva usando gazes ou folhas de papel absorvente. Até mais. Espero ter ajudado.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes