Buscar

escada ponteana

baseando-se no modelo doutrinario da escada Ponteana, como os negocios juridicos devem ser analisados para que gerem os efeitos juridicos ?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Segundo a teoria da escada ponteana, os negócios jurídicos são compostos por três planos: o da existência, o da validade e o da eficácia.

No plano da existência, temos os elementos necessários para que o negócio exista no mundo dos fatos, ou seja, um agente, um objeto e uma forma.

Já no plano da validade, conforme art. 104, do CC, temos os elementos que tornam o negócio jurídico lícito, em consonância com o ordenamento jurídico, quais sejam: agente capaz, objeto lícito, possível e determinado ou determinável e a forma prescrita ou não defesa em lei.

Por fim, o plano da eficácia é aquele em que se verificará a produção dos efeitos do negócio existente e válido. No Direito Brasileiro, os negócios existente e válidos são, em regra, eficazes, mas existem exceções, que são aqueles negócios que trazem os chamados elementos acidentais, quais sejam:

1) Condição: evento futuro e incerto

1.1) Condição resolutiva: o negócio produz efeitos até sua ocorrência

1.2) Condição suspensiva: o negócio só passa a produzir efeitos com a sua ocorrência

2) Termo: evento futuro e certo

2.1) Termo inicial: o negócio só produz efeitos a partir de sua ocorrência

2.2) Termo final: o negócio deixa de produzir efeitos com sua ocorrência

3) Encargo: ônus que decorre de uma liberalidade

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais