Buscar

vale alimentação dado em dinheiro é considerado salário utilidade (in natura) ?

Gostaria de confirmar, pois pelo que entendi, se o vale alimentação é dado em dinheiro é considerado salário utilidade, em contrapartida, se descontado diretamente da conta do empregado não é considerado utilidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Zanelatto

O vale alimentação dado em dinheiro, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado. Pela CLT, o valor referente ao vale alimentação pago in natura e não em dinheiro integra o salário do empregado. 

Contudo, existem exceções. O vale alimentação não será considerado parte do salário quando: 

1. Se a empresa for inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador e pagar o referente ao vale alimentação in natura, o valor não será integrado ao salário. A Lei 6.321/76 expõe:

“Art 3º Não se inclui como salário de contribuição a parcela paga in natura , pela empresa, nos programas de alimentação aprovados pelo Ministério do Trabalho.”

2. A segunda exceção diz respeito a possibilidade de acordo ou convenção coletiva determinar que o valor do vale refeição não integrará o salário. 

1
Dislike0
User badge image

Otavio Silva

Não....

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais