Buscar

Prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor

Um senhor de 79 anos e analfabeto procurou uma loja para saber se seu nome estava no SPC. O vendedor da loja informou que só forneceria tal informação se ele comprasse algo (produto ou serviço). O idoso comprou um ventilador cujo valor original era de 209 reais, mas com um desconto acabou comprando por 189 reais. No entanto, ao se verificar o carnê, as parcelas somadas (18 x r$ 36,19) totalizavam 651 reais e 49 centavos, 3 vezes a mais do valor originalmente informado. Este caso configura prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor?

💡 5 Respostas

User badge image

Tuany Faria

Sim, o código do consumidor prevê todas as garantias para o indivíduo nessa situação. Ele poderá ingressar no judiciário para resolver a lide, pois, obviamente o vendedor agiu com má fé, podendo ainda inverter o ônus da prova, visto que o consumidor é a parte vulnerável dessa relação podendo ainda ser classificado como hipossuficiente (como normalmente é), sujeito a análise do juiz. É bom dar uma olhada no art. 4, CDC para entender melhor essa parte.

Espero ter ajudado!!

2
Dislike0
User badge image

Lilian Santos

Devemos considerar que o indivíduo, deste caso, é visivelmente hipossuficiente e mediante a expertise e sagacidade da loja (representada pelo vendedor), foi "coagido" a comprar um produto para obter o serviço que gostaria. Feriram profundamente o Código de Defesa do Consumidor em diversos artigos, mas gostaria de ressaltar o que está no artigo 39, incisos I, IV, V, X, do CDC, pois trata-se claramente de práticas abusivas e inaceitáveis.

Abraços

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais