A maior rede de estudos do Brasil

Alguém fez a G2V da disciplina?

Alguém já fez? Tenho uma leve dificuldade nessa cadeira então queria comparar respostas.


4 resposta(s)

User badge image

André

Há mais de um mês

A objetiva? Já. Postei o arquivo.

A objetiva? Já. Postei o arquivo.

User badge image

Bianca

Há mais de um mês

Isso. Valeu vou dar uma olhada então.
User badge image

Laura

Há mais de um mês

 Múltipla escolha. Leia com atenção os dois textos abaixo e depois assinale as alternativas que respondem corretamente ao que é solicitado.

I - "Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter". (Oscar Wilde).

II - No seu texto “A ética coletiva e o jeitinho brasileiro”, Luiz Roberto Bodstein afirma: “Quando se perde a noção entre o lícito e o ilícito, como acontece no Brasil, e a população acha muito comum cometer o pequeno "delito nosso de cada dia", aí sim, tem-se o maior indicador de que a moral pública sofreu uma derrocada significativa, e não se sabe mais se isso poderá ser revertido um dia”.

Estas duas afirmativas encerram em si questões importantes na discussão da ética e da moral em nossa sociedade moderna. Segue abaixo alguns exemplos que são uma decorrência de uma correta interpretação dos dois postulados acima. Assinale, portanto, aqueles exemplos que decorrem ou complementam CORRETAMENTE as ideias acima colocadas:

( ) A sociedade moderna está vivendo um momento de relativa tranquilidade e solidez no que diz respeito aos princípios ético-morais que norteiam o comportamento das pessoas, em função da clara distinção entre o que é lícito e não lícito, característica principal da chamada Pós-Modernidade.

 

     
b) ( ) É possível perceber uma grande hipocrisia em pessoas e instituições que deveriam ser baluartes e exemplo de ética e moralidade, como governantes, políticos e religiosos. Tal hipocrisia tem sido notícia freqüente nos meios de comunicação nos últimos anos.

 

     
c) ( ) A postura ética e moral de cada indivíduo é uma decorrência exclusiva da obediência civil, imposta pelos grupos culturais, sociais e profissionais, não sofrendo qualquer interferência da formação de valores individuais, familiares ou mesmo religiosos, formativos do caráter humano. Portanto, como diz O. Wilde, não há relação entre caráter e ética.

 

     
d) ( ) O exemplo de correção, honra e justiça dos governantes e líderes, ou a falta destas qualidades, pode interferir positiva ou negativamente na postura moral e ética da população, o que pode explicar no Brasil o aumento dos ¿delitos nossos de cada dia¿, cometidos por cada um de nós.

 

     
e) ( ) O que pesa realmente para uma adequada postura ética e moral, seja no âmbito da esfera doméstica, profissional ou pública, são os valores de honestidade, lealdade, solidariedade, justiça além de outras virtudes, que compõem o caráter de uma pessoa. Portanto, alguém com caráter íntegro provavelmente será um cidadão ético.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes