Buscar

Questão sobre Direito do Trabalho - Certo ou errado

O direito do trabalho disciplina as relações entre empregador e empregado e tem por finalidade a proteção do operariado, evitando sua exploração por aquele que é economicamente mais forte.

Certo ou errado? Favor embasar a resposta.

💡 6 Respostas

User badge image

Carol padilha

CERTO 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder se a afirmação da questão é certa ou errada, vamos analisar as funções do Direito do Trabalho e identificar se estas correspondem ao que é indicado na pergunta.
O Direito do Trabalho é uma das vertentes do Direito e visa analisar, entender e estabelecer leis, normas e princípios que tem como objetivo reger as relações trabalhistas em seus diversos aspectos. Alguns juristas entendem que o Direito do Trabalho só se aplica quando há um empregado subordinado, mas há controvérsias.
Neste sentido, o Direito do Trabalho tem como função proteger o trabalho e o trabalhador, evitando que este seja explorado. Assim, as leis e normas desta vertente do direito tem em vista sempre os direitos humanos, a dignidade da pessoa humana, o ideal de igualdade dos seres humanos, além da necessidade de todas as pessoas de receberem salários e condições salariais que possam ser suficientes para que suas necessidades básicas sejam atendidas.
Sabemos que o Brasil e o mundo tem um grande histórico de trabalho escravo, além de muita exploração das classes mais pobres pela classe dominante detentora dos meios de produção. Assim, o Direito do Trabalho tem como principal objetivo legislar sobre as relações trabalhistas, protegendo o trabalhador de possíveis explorações, garantindo também seus direitos básicos.
Portanto, a afirmação da questão está correta e exprime justamente a função e objetivo do Direito do Trabalho.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais