Buscar

Conteúdo: Cinética Química

Observe a propaganda desse medicamento:

 

"O nosso produto é o primeiro analgésico de paracetamol em comprimidos efervescentes no Brasil. É absorvido duas vezes mais rápido pelo organismo".

 

O anúncio acima foi feito após testes de investigação da cinética de reação de comprimidos efervescentes de paracetamol. Para isso, foram realizados três experimentos, empregando comprimidos, todos sólidos, em diferentes situações. As reações foram iniciadas pela adição de iguais quantidades de água aos comprimidos, e suas velocidades foram estimadas observando-se o desprendimento de gás em cada experimento. O quadro a seguir resume as condições em que cada experimento foi realizado.

 

Experimento

Forma de adição de cada comprimido (2 g)

Temperatura da água(°C)

A

inteiro

40

B

inteiro

20

C

moído

20

D

moído

40

 Dado: temperatura média do corpo = 36,5 ºC

 

Analise as afirmações:

 

  1. Entre os experimentos B e C, houve um maior desprendimento de gás no experimento B, uma vez que o comprimido inteiro é mais concentrado e reage mais tempo com a água.

 

  1. O maior desprendimento de gás foi observado no experimento D, devido à existência de uma maior superfície de contato do medicamento disponível para a reação com a água e também à maior temperatura.

 

III. Se outro experimento fosse realizado adicionando-se um comprimido inteiro à água a uma temperatura de 45°C, o desprendimento nessas condições seria maior que o desprendimento observado no experimento A.

 

  1. Se o experimento B tivesse sido realizado com o comprimido partido em 4 partes, a desprendimento de gás seria maior.

Estão corretas as alternativas:

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais