Buscar

Qual a relação entre o MHC e os imunossupresores de doação de orgãos?

Respostas

User badge image

Iara Oliveira

Que a pessoa que sofreu um transplante e tem que usar imunosupressor vai ter que baixar a imunidade para nao ocorrer o risco de rejeicao e automaticamente aumenta a chance de uma infecao porque o sistema imunologico vai ta debilitado.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um hospedeiro imunocompetente reconhece os antígenos estranhos em tecidos transplantados (ou células) e monta uma resposta imune que resulta em rejeição. Por outro lado, se um hospedeiro imunocomprometido é enxertado com células linfóides imunocompetentes, as células T imunorreativas no enxêrto reconhecem os antígenos estranhos no tecido hospedeiro, levando ao dano do tecido hospedeiro.


Reação hospedeiro versus enxêrto: A duração da sobrevivência do enxêrto segue a ordem: xeno- < allo- < iso- = auto- enxêrto. O tempo da rejeição também depende da disparidade antigênica entre os doadores e o recipiente. Antígenos de MHC são os principais contribuintes na rejeição, mas os antígenos de histocompatibilidade menor também participam. A rejeição devida à disparidade em vários antígenos de histocompatibilidade menor podem ser tão rápida quanto ou mais rápidas que a rejeição mediada por um antígeno de MHC. Como em outras respostas imunes, há memória imunológica e resposta secundária em rejeição a enxêrtos. Assim, uma vez o enxêrto é rejeitado por um recipiente, um segundo enxêrto do mesmo doador, ou um doador com os mesmos antígenos de histocompatibilidade, será rejeitado em tempo muito menor.
 mhc-gvh.jpg (48630 bytes)  


Reação enxêrto versus hospedeiro (GVH): Células linfóides histocompatíveis, quando injetadas em um hospedeiro imunocomprometido, são rapidamente aceitas. Entretanto, os linfócitos T imunocompetentes entre as células enxertadas reconhecem os aloantígenos e, em resposta, elas proliferam e progressivamente causam danos aos tecidos e células do hospedeiro. Essa condição é conhecida como doença enxêrto x hospedeiro


Imunossupressão: Terapir imunossupressiva é a parte mais essencial de alotransplantes. A mais recente e eficiente família de agentes é a ciclosporina A, FK-506 (tacrolimus) e rapamicina.  

Ciclosporina A e FK506 inibem a síntese de IL-2 após a ligação Ag-receptor enquanto que rapamicina interfere com a transdução de sinal após a interação IL2 – receptor IL2. Dessa forma, todos os três agentes bloqueiam a proliferação de células T em resposta a antígeno.

Outros agentes químicos usados para impedir a rejeição de enxêrto: Irradiação de corpo inteiro é usada em pacientes de leucemia antes do transplante de medula óssea. Antisoro anti-células T (globulina antitimocítica: ATG) ou seus antígenos de superfície (CD3, CD4, CD45 em células T ativadas, receptores CD25:IL-2) estão sendo usados também para conseguir imunossupressão .

fonte:http://www.microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port-chapter15.htm

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando