Buscar

qual é a melhor medida da renda/produto PIB ou PNB

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O Produto Interno Bruto (PIB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preços de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não. O PIB compreende tudo o que é produzido dentro das fronteiras do Brasil, seja por empresas nacionais, seja pelas multinacionais. 

Produto Nacional Bruto (PNB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que são de propriedade de residentes no país. Não incluem as multinacionais estrangeiras, ou seja, o PNB compreende tudo o que é produzido por empresas nacionais, estejam elas atuando no Brasil ou no exterior.

Rossetti (2005) adverte que é necessário ter um cuidado na hora de comprar o PIB de diferentes anos. Como o PIB é calculado a partir do preço das mercadorias em determinado ano, se o preço das mercadorias aumenta o valor do PIB também irá aumentar. Porém, esse aumento não reflete o avanço da produção propriamente dita. E um dos objetivos do PIB é justamente medir os incrementos da produção.

Outro ponto importante a se considerar é que o PIB de todo o país é calculado na sua moeda nacional e posteriormente convertido em moedas externas (na maioria das situações, o dólar). Dessa forma, o valor do PIB de um país, quando representado em uma moeda externa, também dependerá da cotação dessa moeda em relação à moeda nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais