Buscar

Provas/Exercícios/Simulados sobre a matéria de História e Sistemas da Psicologia

💡 1 Resposta

User badge image

Caroline Colombo

Aula 02 - Filosofia da Idade Antiga – A psicologia entre os gregos

1) Sobre Sócrates: qual a influência de suas duas frases mais famosas para o início da psicologia?

2) Explique sobre o que vem a ser a maiêutica, método pedagógico utilizado por Sócrates.

3) Quais são as ideias de Platão sobre mente e corpo? Quais são os efeitos dessas ideias sobre a valorização/desvalorização dos aspectos intelectuais e materiais?

4) Para Aristóteles, a criança ao nascer é uma “tábula rasa”. Explique no que consiste essa afirmação.

 

Aula 04 - Filosofia da Idade Média, Moderna e o desenvolvimento da ciência

5) Quais as características e influências para a história da psicologia da passagem do período antropocêntrico grego para o período teocêntrico da idade média?

6) Caracterize o positivismo, espírito dominante na ciência do século XIX e fundamental para estabelecer a “fundação” da psicologia posteriormente, em Wundt.

 

Aula 03 – Precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX

7) Como surge a experiência de uma subjetividade/interioridade psicológica? Quais os elementos que permitiram o advento e valorização da subjetividade na modernidade?

8) Quais as influências do sistema mercantil/capitalismo para a experiência do individualismo e da subjetividade privatizada? O que significa a ideia da “liberdade negativa”?

9) No que consiste o sistema de controle social, definido por Figueiredo como Regime Disciplinar? Como isso se relacionada com a ideia da crise da subjetividade?

10) Figueiredo afirma que para existir o interesse em conhecer cientificamente o psicológico são necessárias duas condições: a) a experiência de uma subjetividade privatizada e b) a crise dessa subjetividade. Sintetize no que consistem essas postulações.

11) O que significa a ideia de que a psicologia ao nascer como disciplina e ao criar um saber sobre o indivíduo, contribui para seu controle/disciplina, isto é, a ideia de privatização da subjetividade?

 

Aula 05 - Fundação da Psicologia como ciência

12) Por que Wundt foi considerado o fundador da psicologia enquanto disciplina independente e científica?

13) Wundt dividiu seu trabalho em psicologia em dois projetos independentes. Explique suas ideias sobre cada uma dessas subdivisões.

14) Por que os historiadores da ciência que sucederam Wundt desconsideraram parte de sua obra?

15) Quais os motivos apontados para que Wundt ficasse conhecido como o fundador da institucionalização da psicologia?

 

Aula 06 e 08 – A função social inicial da psicologia

16) A psicologia, no início do seu desenvolvimento, contribuiu para governar a sociedade e, consequentemente, seus cidadãos. Explique no que consiste essa afirmação e quais são as características dessas formas de governo.

17) Para governar condutas, é preciso a criação de discursos sobre a sociedade, as famílias e os indivíduos, especialmente sobre a dimensão do anormal. Explique as características envolvidas na construção desse saber/discurso no início da psicologia.

18) Como a psicologia contribuiu para o incremento da ideia de individualização, característica/valor central nas sociedades liberais contemporâneas?

19) Ao criar um discurso sobre o psicológico, a psicologia sugere também um guia do que é normal em termos satisfação, realização, produtividade, sendo as pessoas livrem para fazerem tais escolhas. Como se deu esse processo de construção de tecnologia sutil de controle sobre a alma?

20) A psicologia, historicamente, faz do indivíduo o lugar privilegiado da crise (psicologia como política de individualização) Explique essa afirmação.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais