Buscar

1. Quais as vantagens de se padronizar a solução de HCl 0,1 mol/L com tetraborato de sódio (Na2B4O7.10H2O)? Poderia ser utilizado um outro padrão

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Flávia

O tetraborato de sódio decahidratrado tem a vantagem de ter um alto peso equivalente (190,69 g/eq), o que leva a um pequeno erro relativo na pesagem. É estável em condições apropriadas de conservação e não absorve umidade durante a pesagem. A titulação do tetraborato de sódio com a solução ácida é mais simples, se processa a frio, e a variação do pH no ponto de equivalência se sobrepõe exatamente a zona de transição do vermelho de metila, tornando o ponto final da titulação mais nítido.

Poderia ser utilizado o Carbonato de sódio (Na2CO3), porém ele é ligeiramente higroscópico de precisa ser secado uns 30 min a 200 ºC antes da pesagem, e na titulação possui dois pontos de equivalência, e para um ponto final mais nítido precisa-se de leva-la a ebulição para assim eliminar o ácido carbônico. Também tem o Tris(hidroximetil)aminometano [(HOCH2)3CNH2], o ponto final dessa titulação não é afetado pela presença do CO2 como no caso do carbonato de sódio, no entanto, o reagente é uma base relativamente fraca (Kb = 1,3 x 10-6 ). 

Por fim, temos a solução padronizada de NaOH, a padronização de ácidos pode ser feita com um padrão secundário. No entanto, os erros associados à padronização da base vão refletir na exatidão da concentração da solução do ácido. O ponto final dessa titulação é bastante nítido e a titulação é mais rápida do que as demais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais