Buscar

Alguem tem resumo do livro história da cidade, capítulo 8 , CULTURA ARTÍSTICA DA RENASCENÇA?

💡 1 Resposta

User badge image

cris rocha

 

1            A CULTURA ARTÍSTICA DA RENASCENÇA

 

O renascimento foi um movimento intelectual e cultural que iniciou em Florença - Itália e trouxe para o início do século XV, inovação para os arquitetos, escultores e pintores, tornando seus trabalhos exatos e científicos, deixando uma contribuição para os próximos artistas por muito anos na Europa.

 

1.1       Mudanças na arquitetura implantadas por Filippo Brunelleschi

 

  • O arquiteto agora pensa em tudo antes da execução da obra, existe uma preocupação entre o projetar e o executar, onde o projeto é exclusivo do arquiteto, agora reconhecido como tal;
  • Ao fazer o projeto, é preciso considerar os caracteres, que contribuem para a forma da obra, nesta ordem lógica:
  • Os caracteres proporcionais: relações e as conformações dos detalhes e do conjunto;
  • Caracteres métricos: as medidas efetivas;
  • Caracteres físicos, os materiais com suas qualidades de granulosidade, cor, dureza, resistência, etc.;
  • Inspiração na antiguidade clássica, baseada na razão humana, onde o homem está no centro, sem deixar suas crenças de lado;
  • Geometria nos seus projetos com as regras de perspectivas e o uso da simetria;
  • Avanço da ciência.

 

1.2       Principais obras de Brunelleschi

 

  • Primeira grande obra: Abóboda de Santa Maria del Fiore, dá acabamento à obra começada por Arnolfo no século XIII, uma obra excepcional que marca o começo de uma nova arquitetura, busca-se a perfeição na arte. A cúpula em forma octogonal é cheia de ricos detalhes e chama atenção por sua grandeza e beleza.

 

  • Capela de Santo Spirito e São lorenzo: Pensada de forma racional, se espelha nas obras da antiguidade como o uso colunas e os arcos em perspectiva. São obras mais modestas, mas de grande importância para a história e continuidade da arquitetura;

 

  • Capela Pazzi: Sua fachada abriga um arco central de volta perfeita que liga duas seções de colunatas simétricas. Por dentro em destaque está uma arquitrave interrompida que apoia as duas abóbadas de berço que suportam a cúpula.

 

O método de perspectiva estabelecido por Brunelleschi é utilizado no começo do século XV por Donatelo e Masaccio, trazendo realismo às suas figuras com o uso da perspectiva.

Nesse mesmo período o literário Leon Battista Alberti procura os artistas florentinos para deixar suas descobertas e conhecimentos escritos. Escreve o primeiro grande tratado da arquitetura moderna, De rea edificatoria. 

Entre o final do século XV e início do XVI, estabelecem um estilo único e universal, ocupando um lugar central na cultura do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais