Buscar

EXPLIQUE OS EFEITOS DE UM PPSE E DE UM PPSI

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

PPS’s não são potenciais de ação, portanto, não são impulsos nervosos. O potencial de ação sempre ocorre em duas etapas (despolarização e repolarização). Os PPS são somente variações de voltagem geradas por causa da interação do neurotransmissor com uma proteína receptora.


Os potenciais de ação duram mais tempo que os PPS e podem se propagar pela membrana do neurônio. Já os PSS não se propagam e podem desaparecer rapidamente. Contudo, um PPSE (nunca um PPSI) pode iniciar um potencial de ação (impulso nervoso) se a alteração de voltagem que ele provoca for grande o suficiente.


Há proteínas receptoras que têm função de enzima. Quando a célula está em repouso, a atividade enzimática da proteína está inativa e somente um estímulo específico pode ativá-la. No caso das proteínas receptoras o estímulo é sempre químico, ou seja, o neurotransmissor. Ao se ligar no sítio de ligação da proteína receptora o neurotransmissor provoca a ativação da enzima que passará a exercer sua função específica no interior da célula pós-sináptica.

Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAp8gAH/neurofisiologia-geral?part=2

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais