Buscar

por que as denominações morula e blastocisto ?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O termo “mórula” vem do latim clássico mórum (amora, fruto da amoreira). Para formar o vocábulo “mórula”, foi agregado o sufixo latino diminutio -ula, e, portanto, “mórula” pode ser traduzida como “pequena amora”, devido ao aspecto lobulado que o embrião apresenta em seu estado inicial de desenvolvimento, o que lembra o formato do fruto. 

Já o termo “blastocisto” tem origens gregas, sendo formado pelos componentes lexicais “blastos” (o que germina ou se desenvolve) e  “kystis” (saco que carrega líquidos, de transporte). O conjunto, dessa forma, corresponde a um dos estágio iniciais dos embriões de mamíferos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O termo “mórula” vem do latim clássico mórum. Para formar o vocábulo “mórula”, foi agregado o sufixo latino diminutivo -ula, e, portanto, “mórula” pode ser traduzida como “pequena amora”, devido ao aspecto lobulado que o embrião apresenta em seu estado inicial de desenvolvimento, o que lembra o formato do fruto.


Já o termo “blastocisto” tem origens gregas, sendo formado pelos componentes lexicais “blastos” (o que germina ou se desenvolve) e “kystis” (saco que carrega líquidos, de transporte).


Sendo assim, o conjunto, dessa forma, corresponde a um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos.

1
Dislike0
User badge image

Ana Clara Assumpção

Morula é uma parte do processo de clivagens quando ele chega a 5-12 bastoneros recebe esse nome por que parece uma amora (fruta) E bastocistos é a denominacao do embrião após a diferenciaçao celular, trofoblasto que vai formar placenta e embrioblasto que vai forma a massa interna, na idade de uns 6-7 dias de embriao
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais