Buscar

com relação á respiração dos mamíferos , qual a sequencia correta das estruturas do aparelho humano por onde passa o ar inspirado?

💡 3 Respostas

User badge image

Ed. Física

O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traqueias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. 

 

3
Dislike0
User badge image

Larissa Carvalho

Fossas nasais > cavidade nasal > faringe > laringe> traquéia > brônquios principais > brônquios lobares > brônquios segmentares > bronquíolos > bronquíolos terminais > bronquíolos respiratórios > ductos alveolares> sacos alveolares> alvéolos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A respiração consiste na absorção de O2 pelo organismo e na eliminação do COresultante das oxidações celulares e, nos mamíferos, é pulmonar. Costuma-se distinguir no aparelho respiratório uma porção condutora, composta por fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, e uma porção respiratória, na qual ocorrem de fato as trocas gasosas, composta por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
A porção condutora , além de permitir a entrada e a saída do ar, exerce ainda as funções de limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado, de modo a proteger o revestimento dos alvéolos pulmonares.


Durante a inspiração, ocorre a contração da musculatura respiratória. O diafragma se contrai e desce, enquanto os músculos intercostais puxam as costelas para cima e para fora, levando a uma expansão de toda a caixa torácica. Como consequência, a pressão interna se reduz a um valor menor do que a pressão atmosférica, provocando a entrada de ar. 
O ar entra pelas fossas nasais, onde é filtrado e umedecido devido à presença de cílios e à produção de muco, que retém as partículas de sujeira e microorganimos existentes no ar; em seguida, é conduzido à nasofaringe e ingressa na laringe. Da laringe, o ar atinge a traquéia, que se bifurca em dois brônquios principais; cada um desses brônquios se ramifica inúmeras vezes e originam bronquíolos cada vez menos calibrosos, até se formarem os bronquíolos respiratórios.
Destes, o ar é conduzido via ductos alveolares até os alvéolos, onde se darão as trocas gasosas respiratórias.


A sequência correta das estruturas do aparelho respiratório por onde passa o ar inspirado é, portanto: fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. Ressalta-se que a respiração está sob controle do centro respiratório bulbar, componente do sistema nervoso central e altamente sensível ao aumento de CO2 no sangue e à diminuição do pH sanguíneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais