Buscar

Relacionar processo e democracia.

💡 1 Resposta

User badge image

Edmilson Andrade

O Estado Democrático de Direito brasileiro assegura, por meio da atual Constituição, o direito ao devido processo legal como sendo uma das essenciais garantias individuais. E é por essa garantia explícita feita ao devido processo legal ao longo do texto do artigo 5º, inciso LIV, que a atual Carta se difere das Constituições anteriores.

É importante ressaltar a afirmação de Marcos Vinicius Rios Gonçalves, segundo o qual, o devido processo legal preserva as garantias e exigências do Estado Democrático de Direito, na mesma velocidade em que limita o exercício do Poder Judiciário.22 Assim, o Devido Processo Legal possui grande importância na preservação do Estado Democrático, pois proporciona às partes, seja em processo judicial, como em processo administrativo, o direito a todos os recursos próprios do contraditório e da ampla defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais