Buscar

resumo sobre Wundt

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor brevemente o pensamento de Wundt, apontando assim suas principais características. Wilhelm Wundt foi um médico que teve uma importância imensa para que a psicologia se tornasse uma disciplina autônoma. Wundt desenvolveu um laboratório de psicologia experimental, onde ele conseguia estudar e até mesmo reproduzir fenômenos psicológicos. Assim, Wundt conseguir mostrar que a psicologia tinha bases científicas e podia ser tida como uma disciplina própria, fora da medicina. O pensamento de Wundt foi importante porque ele conseguiu aplicar a metodologia utilizada pelas ciências naturais à pesquisa psicológica. Neste sentido, visando a metodologia científica, ele propos que todos os fenômenos psicológicos existentes poderiam ser decompostos em fatores mais elementares e simples que compõe os fenômenos complexos. Para Wundt, os fenômenos psicológicos tinhamdomínios distintos e, assim, distinguindo estes domínios seria possível explicar o funcionamento da mente. De modo geral, para ele, tudo que se passa na mente é fruto de sensações, ou seja, de experiências sensíveis. Mas existem vários domínios da mente além das sensações, que são a percepção, a atenção, os sentidos, as reações e a associação. Portanto, Wundt foi o primeiro médico a tentar desassociar a psicologia da medicina ao provar que esta disciplina tinha bases científicas e podia ser estudada por meio de métodos científicos.
2
Dislike0
User badge image

Yara Dalila

Wundt (16 agosto 1832 – 31 agosto 1920) foi considerado o pai da psicologia porque em suas obras (principalmente o livro “Elementos da Psicologia Fisiológica”) e na criação de um laboratório de psicologia, estruturou a psicologia como científica. Porque agora o seu método poderia ser examinado e feito de novo, comprovando os seus estudos. Assim, ficou conhecida como “Nova Psicologia”, caracterizada pelo estudo da consciência, dos fatos conscientes.

Para Wundt, a Psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência ou consciência mediata ou imediata. Para ele toda experiência pode ser analisada pelo seu conteúdo puramente objetivo (experiência mediata) ou subjetiva (experiência imediata).

Wundt dedicou seus estudos aos fenômenos psicológicos básicos. Principalmente sensações e percepções, que estudou o que era visual, o que era tátil, olfativo e cinestésico (equilíbrio, percepção do próprio corpo, conjunto de sensações como bem ou mal-estar, sentimentos...), mediu sua intensidade e as suas consequências ou dimensões físicas.

Estudou também a atenção, onde dizia que a consciência tinha o foco e o campo. No foco percebemos as coisas com clareza. No campo, há menos luz, é a periferia e então percebemos as coisas com menos intensidade. A atenção é que direciona que o que está na periferia passe para o foco.

  • Raízes filosóficas e científicas, que Wundt “uniu” para tornar a psicologia científica com o método experimental. Mas, também usava o método introspectivo em alguns casos.
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais