Buscar

Explicar por que dietas ricas em carboidratos e/ ou proteínas levam ao acúmulo de citrato.

💡 2 Respostas

User badge image

Emanuel Lemos

Citrato é um dos compostos presentes no ciclo de Krebs, e tanto o metabolismo de carboidratos quanto de proteinas passam pelo ciclo de Krebs 

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A acetil−CoA provém do metabolismo dos carboidratos e dos lipídios, e do metabolismo das proteinas (em menor proporção).


A acetil−CoA gerada nas mitocôndrias não se difunde espontaneamente para o citosol; em lugar disso, atravessa a membrana mitocondrial interna sob a forma de citrato, produzido a partir da condensação do oxaloacetato e acetil−CoA no ciclo do ácido cítrico.


Em concentrações elevadas, o ATP inibe a enzima isocitrato−desidrogenase no ciclo do ácido cítrico, provocando o acúmulo de citrato na mitocôndria; o excesso difunde-se livremente para o citosol pela membrana mitocondrial interna por meio do carreador do tricarboxilato. No citosol, a acetil−CoA é regenerada, a partir do citrato pela ação da enzima ATP−citrato−liase.


fonte

1. http://debby2008lipdios.blogspot.com/

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais