Buscar

Direito penal 1

Um homem de 53 anos foi morto na madrugada desta quarta-feira (24), em Aquidauana, a 131 quilômetros de Campo Grande, durante briga por causa de uma dose de pinga. Segundo informações do boletim de ocorrência, o crime aconteceu no bairro Alto, perto da rodoviária do município. Testemunhas falaram sobre o suspeito e como ele é conhecido da Polícia Militar (PM), policiais foram até a casa dele. O suspeito, de 35 anos, foi encontrado na residência dele e confessou o crime. Ele disse aos policiais que brigou com a vítima por causa da dose de pinga e que deu três golpes com uma tampa de metal na cabeça dela. O caso foi registrado como homicídio. A partir dos estudos sobre culpabilidade, responda: caso o agente estivesse embriagado seria aplicável a tese defensiva de exclusão de punibilidade? Responda de forma objetiva e fundamentada.

💡 4 Respostas

User badge image

Jani Ferreira

Não seria pois a embriaguez não é excludente de culpabilidade, somente a embriaguez acidental exclui a culpabilidade.

3
Dislike0
User badge image

Jefferson Nóbrega

Não, haja vista que o art 28°, II CP deixa bem claro a situação de excludente de punibilidade. Consequentemente a embreaguez só vai excluir a culpa se for acidental, mas não afasta a ilicitude. Acidental – ocorre quando o agente fica embriagado em razão de caso fortuito ou força maior. - Caso fortuito – o agente ignora o caráter inebriante da substância que ingere. - Força maior – o agente é obrigado a ingerir a substância. Mesmo nestes casos, a isenção de pena ocorre apenas se o agente seja privando completamente da capacidade de entender o que está fazendo. Se for uma privação incompleta ocorre a redução da pena de 1/3 a 2/3.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais