Buscar

psicologia da educação

“A psicologia da educação não perde de vista os fenômenos educacionais localizados na sala de aula. Aliás, é nesse espaço que podemos verificar uma das grandes contribuições da psicologia da educação, ao oferecer subsídios ao professor no seu trabalho pedagógico com os alunos, ao investigar a aprendizagem e o desenvolvimento e ao ampliar nosso conhecimento acerca dos problemas na aprendizagem escolar, os quais já não estão inteiramente centralizados no aluno, mas sofrem um recorte mais amplo, abrangendo questões sociais e questões relacionadas às interações presentes na vida do aluno. Interessa, igualmente, à psicologia da educação a investigação da instituição escolar e sua inserção no sistema educacional formal; as políticas governamentais na área da educação e as repercussões sobre o fazer pedagógico; as inter-relações da escola com outras instâncias da sociedade [...]”

 

CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 43. 

 

Nesse excerto, verificamos que a Psicologia da Educação, atualmente, busca estudar o fenômeno educativo em um contexto mais amplo. Explique por que não se entende mais que o fracasso escolar é um problema individual do aluno.

Nota: A resposta deve ser redigida com base no texto do capítulo indicado na orientação de estudos. Deve-se respeitar o mínimo de 8 e o máximo de 12 linhas.

💡 1 Resposta

User badge image

Lola M

Porque são vários fatores que estão relacionados ao fracasso escolar do aluno, as questões sociais causam um grande impacto na vida escolar de muitos estudantes, um deles é o contexto e a realidade em que a escola está inserida, a falta de recursos e infraestrutura, além das condições físicas e psicológicas dos alunos que devem ser consideradas, a má alimentação, considerando que muitos alunos vão para a escola apenas pela merenda, a falta de perspectivas para o futuro, famílias desestruturadas e ausentes. É  importante ressaltar que pais e professores são mediadores fundamentais para que a criança possa obeter um desenvolvimento com sucesso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais