Buscar

quais os principais tipos de técnicas cromatografia as empregada s na purificação produtos adicionais . destaque a ultilidade ou vantagens de cada um

💡 2 Respostas

User badge image

Diego Paulino de Araújo

HPLC é o mais usado para fármacos e componentes orgânicos não voláteis enquanto o CG são para amostras mais voláteis ex a gasolina
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cromatografia é um processo de separação e identificação de componentes de uma mistura.

Essa técnica é baseada na migração dos compostos da mistura, os quais apresentam diferentes interações através de duas fases.

  • Fase móvel: fase em que os componentes a serem isolados "correm" por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso.
  • Fase estacionária: fase fixa em que o componente que está sendo separado ou identificado irá se fixar na superfície de outro material líquido ou sólido.

Para compreender a cromatografia, você precisa saber dois conceitos básicos:

  • Eluição: é a corrida cromatográfica.
  • Eluente: é a fase móvel, um tipo de solvente que vai interagir com as amostras e promover a separação dos componentes.

O processo cromatográfico consiste na passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. Assim, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade através das duas fases.

Cada um dos componentes da mistura é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes.

A cromatografia serve para identificação de substâncias, purificação de compostos e separação de componentes de misturas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais