Buscar

Metodologia do ensino de Geografia

1) ''A ocupaçao de territorio é vista como algo gerador de raizes e identidade: um grupo nao pode mais ser compreendido sem o seu território''

Depois da Segunda Guerra, a internacionalizaçao da economia tornou - se evidente. De acordo com o livro - base, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que ate entao era uma ciencia descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo periodo histórico, como tornou - se o território? 

Considerando os textos acima e os conteudos do livro base, analise as afirmativas a seguir: 

I. Definitivamente uma mercadoria.

II. Desnecessário para o movimento do capital

III. Constantemente reconstuido

Iv. Necessário para o movimento do capital 

Sao corretas as afirmativas:

A- II e III apenas

B- I, III e IV apenas

C - I e III apenas

D- II e IV apenas

E - I, II e IV apenas

 

Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 

“A aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o ‘aqui’ e o ‘agora’ do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos”

A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:

I. O fenômeno do subdesenvolvimento.
II. A dependência econômica e tecnológica.
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.

São corretas as afirmativas:

 

A

II e III apenas.

 

B

I, II e III apenas.

 

C

I e II apenas.

 

D

II, III e IV apenas.

 

E

I, II e IV apenas.

 

Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 

“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.

Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:

I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.

São corretas as afirmativas:

A) II e III apenas

B) I e IV apenas

C) I e III apenas

D) III e IV apenas

E) I, II e IV apenas

Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 

“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I.( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.

II.( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.

III. (   ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.

IV.( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.


Agora, marque a sequência correta:

 

A

V – V – F – F

 

B

V – F – V – V

 

C

F – F – V – V

 

D

V – V – F – V

 

E

F – V – V – V

 

Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Geografia

“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.

II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.

III.( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.

IV.( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.


Agora, marque a sequência correta:

 

A

V – F – V – V

 

B

V – F – V – F

 

C

F – V – V – V

 

D

V – V – F – V

 

E

F – F – V – V

 

Respostas

User badge image

Passei Direto

Oi!

Sabemos que mudanças geram dúvidas e, por isso, estamos aqui para falar com vocês!  Fizemos algumas alterações no site, uma delas para substituir o download pela visualização dos arquivos direto pela nossa plataforma. Acreditamos que ao visualizar os materiais direto no site você terá acesso rápido a todo o conteúdo com apenas um clique e, além disso, conseguimos preservar a autoria  dos materiais produzidos pelos estudantes da rede, evitando sua distribuição não autorizada. As novidades no layout e nas funcionalidades fazem parte da nossa missão de melhorar e facilitar a sua rotina de estudos durante a faculdade.

Essa mudança vale para todos que usam o Passei Direto, inclusive os assinantes do Plano Premium. Isso significa que quem é Premium também não tem a possibilidade de baixar materiais. Uma das vantagens do Plano Premium é que vocês podem “Salvar” os materiais em listas de estudo personalizadas. Assim, conseguem organizar melhor os materiais que mais usam e acessar de forma rápida por meio das listas, mas sempre dentro do site.

Estamos recebendo e acompanhando todas as sugestões para que a gente consiga melhorar cada vez mais. E já conseguimos várias melhorias, como fazer com que o carregamento dos materiais seja cada vez mais rápido e buscar por palavras dentro do próprio arquivo, por exemplo. Além disso, já existe a possibilidade de acessar os arquivos offline em nosso app, sem necessidade de conexão com a internet (Android e iOS).  E vem mais novidade por aí.

Tem  alguma ideia ou quer conversar mais com a gente sobre isso? Manda uma mensagem para contato@passeidireto.com  :)

Para nós é muito importante que o acesso aos materiais compartilhados pelos estudantes seja sempre gratuito e esteja disponível a todos os universitários que quiserem fazer parte do Passei Direto.

Um abraço,

Larissa Soares

6
Dislike0
User badge image

Manuela Guerra

Preciso de ajuda !!

4
Dislike0
User badge image

Olga Hendges

5:d
3
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando