Buscar

quem foi Josef Breuer e quais suas relações com Freud

💡 6 Respostas

User badge image

Átila

Também recomendo o livro e o filme "Quando Nietzsche Chorou". Mas, aqui vai mais: 

Josef Breuer, nascido em 15 de janeiro de 1842 em Viena na Áustria e falecido em 20 de junho de 1925 também em Viena, foi um médico e fisiologista austríaco reconhecido por Sigmund Freud e outros como principal precursor da psicanálise. Breuer descobriu, em 1880, que ele havia aliviado os sintomas de histeria em uma paciente, Bertha Pappenheim, chamada Anna O. por ele no seu estudo de caso, depois de tê-la induzido a recordar experiências passadas desagradáveis por meio de hipnose. Breuer concluiu que os sintomas neuróticos resultam de processos inconscientes e que desaparecerão quando estes processos se tornarem conscientes. O caso de Anna O. introduziu Freud ao método catártico (por meio da conversa) que foi fundamental em seu trabalho posterior.

Breuer descreveu seus métodos e resultados para Freud e encaminhou pacientes para ele. Com Freud, escreveu "Studien über Hysterie" (Estudo Sobre Histeria), em 1895, no qual o tratamento de Breuer sobre a histeria foi descrito. O desacordo posterior entre os dois sobre as teorias básicas da terapia encerrou a colaboração.

Fonte: britannica.com/biography/Josef-Breuer

Espero ter ajudado ;)

1
Dislike0
User badge image

Mateus Alves

Breuer foi um médico amigo de Freud. Dá uma assistida em "quando Nietzsche chorou" Que vai dar pra ter uma noção de quem foi Breuer e qual a relação dele com Freud.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicanalise


Josef Breuer foi um grande médio e fisiologia austríaco que, juntamente com Freud, desenvolveu as teorias bases da Psicanálise.


Breuer é responsável pela elaboração de mais de 20 trabalhos sobre fisiologia nervosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais