Buscar

Como se caracteriza o débito e a responsabilidade na obrigação natural ?

Características das obrigações naturais.

💡 2 Respostas

User badge image

ananda natyelle da s nunes

A obrigação natural correponde a uma obrigação moral. P. ex. dar gorjeta, dar esmola, pagar débito prescrito. Ela não pode ser exigida por credor e o devedor só paga se quiser. Uma dívida(cívil) que não for paga pelo devedor, o credor mune-se de uma pretensão de exigir o adimplemento, numa maneira mais clara "obrigação civil: direito+pretensão. Obrigação natural: direito-pretensão, o credor não poderá executar o devedor.  

2
Dislike0
User badge image

Bruno Ferreira Barbosa

Débito em sentido geral significa toda soma ou toda importância que é devida por uma pessoa (devedor) a outra (credor), ou seja, tudo aquilo por que alguém é responsável em virtude de obrigação jurídica assumida. Desta foma, am ampla acepção, o débito corresponde sempre a um dever a cumprir, resulte de qualquer obrigação jurídica, represente uma prestação material de dar, de fazer, ou mesmo de não fazer. Estar em débito quer, pois, dizer, ter um compromisso ou uma obrigação a cumprir. Em sentido estrito Débito significa toda soma ou dívida de dinheiro consequente de um empréstimo ou de uma compra a prazo. Na tecnologia da escrituração mercantil, exprime toda soma ou importância que é lançada em qualquer conta que represente um ativo do estabelecimento, pois que representa um crédito exigível pelo mesmo ou significa uma operação que amortizou um crédito. Quanto a responsabilidade, depende do que vc quer. Aproposito, existe mais 2 tipos de débito, o Conjugal e o Fiscal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais