Buscar

ME AJUDEEEEMMMMMM

  1. No final do século XIX quando se deu a formação da Sociologia enquanto ciência, Emile Durkheim preocupou se em criar regras para o método sociológico com isso garantia com o status de saber cientifico e também definiu o objeto de estudo. Qual era esse objeto e em que consistia?

 

  1. O que é uma ação coercitiva do fato social? Exemplifique com suas palavras:

 

  1. Vamos fazer uma breve analise sobre as diferenças entre socialismo utópico e cientifico. Quais foram seus principais pensadores:

💡 3 Respostas

User badge image

Jennifer Suzan

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

0
Dislike0
User badge image

Jennifer Suzan

sso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer. ... Assim, os fatos sociais são produtos da vida em sociedade, e sua manifestação é o que interessa a Sociologia.

0
Dislike0
User badge image

Jennifer Suzan

 A existência do capitalismo e da sua essência desigual ajuda no surgimento da teoria do socialismo, pois os pensadores da época perceberam essa essência e trabalharam em uma teoria que fosse igualitária para ambos os lados da sociedade, e que não só a burguesia fosse privilegiada. Preocupando-se com uma sociedade ideal, perfeita.

Deste modo, os pensadores acreditavam que a implantação do socialismo ocorreria de modo lento e gradual, seria estruturada em meio ao pacifismo e com o apoio da burguesia.

 O que se mostra falho depois da Revolução Francesa, onde a burguesia resolve se refugiar na corrupção do Diretório e no despotismo napoleônico. E o pensamento de implantar pacificamente e lentamente o socialismo utópico se converteu em uma guerra de conquistas.

Já o socialismo científico estudado por Marx e Engels preocupa-se em estudar o capitalismo e as suas contradições, considerando o socialismo utópico uma visão ingênua da sociedade corrompida pelo capitalismo.

 E nesta visão, os dois chegam à conclusão de que o capitalismo se autodestruiria por seus elementos desiguais e quando a classe trabalhadora entendesse isso, o capitalismo entraria em decadência.

 Marx e Engels chegam à conclusão de que o socialismo seria uma parte intermediária para esta mudança da sociedade. O estágio final seria o ápice, a sociedade comunista, onde não haveria Estado propriedade privada e classe dominante e representaria o máximo da evolução do homem na história. 

Analisando estes fatos, acredito que o socialismo utópico é uma forma leviana e ingênua de se pensar, pois a sociedade já esta corrompida pela visão de lucro antes mesmo do surgimento do capitalismo, no feudalismo notamos isso, senhores feudais querendo mais terras. É um fato que se fossemos implantar o socialismo na sociedade, não seria de modo pacifico como nota Marx e Engels.

Entretanto, não acredito que se possa existir uma sociedade igualitária neste momento da sociedade, pois as pessoas buscam apenas o seu próprio lucro. Mas acredito que se a sociedade estivesse preparada pra esta revolução, isto aconteceria por meia das ideias de Marx e Engels.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais