Buscar

pelo principio do consenso afirmativo : cada pessoa deve manifestar sua vontade em ser doador . mais sera que eu posso presumir a essa vontade?

💡 2 Respostas

User badge image

Danúbia Kellen

atual proposta legal, em vigor desde março de 2001, onde só a famíila pode decidir, pode trazer novas questões. A lei estabelece que a vontade do doador, consignada nos documentos estbelecidos pela lei do transplantes, não tem mais validade. Quem responde pela pessoa falecida ? Pela lei é o conjuge ou outros familiares. Quem tem o poder de decisão quando a família tem posições divergentes entre doar e não-doar ? A Bioética deve refletir e discutir estas questões auxiliando as pessoas a tomarem suas decisões. Uma reflexão transultural destes aspectos pode auxiliar no esclarecimento desta questão.

 https://www.ufrgs.br/bioetica/trancpbr.htm

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Não é possível "presumir" uma doação, pois ela depende de um ato de liberalidade do doador, que deve ser feita por meio de escritura pública ou instrimento particular, ou seja, é preciso que haja um uma ação do doador.

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

(...)

Art. 541. A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais